Google planeja lançar celular com Android no Brasil ainda neste ano
O diretor-geral do Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, afirmou nesta quinta-feira (28) que a empresa trabalhar para lançar o primeiro celular com sistema Android no Brasil ainda neste ano.
Essa plataforma para aparelhos móveis é desenvolvida por um consórcio que tem o Google como líder. Segundo o executivo, no momento há negociações com fabricantes de celular para o lançamento do produto.
"Neste ano ainda devemos ter algumas surpresas", afirmou Hohagen, a respeito da chegada do produto, durante evento realizado na sede do Google em São Paulo.
Hohagen afirmou que a estratégia é focar nas negociações com as fabricantes, e não com a operadora, como foi feito para a produção do primeiro celular com Android, o G1, lançado nos Estados Unidos no ano passado pela T-Mobile --na compra, é necessário assinar um contrato de dois anos com a operadora.
O produto chegou à Europa neste ano. "Isso evita contratos de exclusividade e faz com que haja um aumento no número de empresas interessadas."
O sistema Android é uma das grandes apostas do Google para concorrer com empresas como a Apple, fabricante do iPhone. A plataforma possui código aberto, o que permite a qualquer um criar novos aplicativos para o aparelho.
O usuário pode, pelo celular, obter acesso rápido a serviços do Google, como Gmail, YouTube, Google Maps, GTalk e o Calendar, além de fazer buscas.
Entretanto, o G1 ainda aparece atrás de seus principais competidores nos Estados Unidos. Segundo a consultoria NPD, o produto ficou em quinto lugar nas vendas de smartphones no primeiro trimestre, atrás do BlackBerry Curve (RIM), iPhone 3G (Apple), BlackBerry Storm e BlackBerry Pearl.
Comentários