Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 25 de Maio de 2009 às 17:40

    Imprimir


Levantamento da Ativa Corretora revela que as empresas brasileiras de capital aberto viram os lucros caírem 41% no primeiro trimestre de 2009, comparando com os resultados apurados no início de 2008. Essa variação, no entanto, não inclui os balanços de Petrobras e Vale do Rio Doce, as duas maiores companhias do país. Considerando os números das duas gigantes, a comparação é um pouco mais favorável: a retração é de 26%.

A pesquisa também mostra que, embora a comparação com o primeiro trimestre de 2008 seja desastrosa, houve uma melhora significativa entre o trimestre final do ano passado e o primeiro trimestre de 2009. O lucro somado das empresas de capital aberto aumentou 13% entre esses dois períodos, incluindo os balanços de Vale e Petrobras, e teve um incremento de 158%, excluindo os números dessas duas companhias.

A pesquisa da Ativa Corretora considera 122 empresas de 24 setores econômicos representados na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).

O departamento de pesquisa econômica da Ativa considera que os balanços do segundo trimestre ainda devem revelar números desfavoráveis na comparação com o mesmo período de 2008. Devem ser melhores, no entanto, se considerado o primeiro trimestre do ano.

"A sinalização das empresas é de aumento no nível de produção e vendas, em especial nos setores ligados às commodities [matérias-primas] destinadas ao mercado asiático, nos setores que receberam incentivo fiscal e no varejo com tíquete médio baixo", avalia a equipe de economistas da Ativa.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159350/visualizar/