Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 25 de Maio de 2009 às 10:47

    Imprimir


A aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ana Maura Pereira da Silva, fará a defesa pública da dissertação de mestrado em Saúde Coletiva no dia três de junho, às 14h30, na sala 18/ISC, CCBS III. Orientada pelo professor doutor Clovis Botelho, a aluna defenderá a dissertação “Tabagismo entre estudantes universitários de ciências da saúde: freqüência e conhecimento”.

A banca será composta pelas professoras doutoras Irma de Godoy, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), Lenir Vaz Guimarães (UFMT), Regina Maria Veras G. da Silva (suplente) e pelo professor doutor Clovis Botelho (orientador).

Resumo - O conhecimento sobre o tabagismo de universitários da área da saúde é fundamental para a melhoria do aconselhamento para o tratamento dos dependentes à nicotina, assim como para a efetivação de medidas preventivas desta endemia. O objetivo do estudo foi de conhecer a prevalência e o conhecimento do tabagismo entre estudantes universitários da área de saúde de instituição pública e privada de Mato Grosso.

A mestranda usou o método de estudo transversal. Foi utilizado questionário especificamente elaborado para esta pesquisa, não identificado, com perguntas fechadas, estruturado e autoadministrado, aplicado em sala de aula, com universitários de cursos da saúde. A amostra foi constituída por 948 alunos do último ano, sendo todos eles convidados a participar do estudo. Na amostra final, 782 concordaram em participar da pesquisa.

De acordo com os resultados do estudo, a prevalência do tabagismo (regular + ocasional) na população estudada foi alta, sendo mais elevada nos cursos de Odontologia (20,5%) e Farmácia (21,3%). A maioria considera o tabagismo como doença, sendo que dentre os alunos de Psicologia foi encontrada a menor taxa deste conhecimento (6,4%). Nos alunos de Medicina, os fatores dificultadores mais citados foram a ansiedade (14,6% da Universidade Particular A e 11,5% da Universidade Pública), a depressão (10,7% da Universidade Particular A e 11,9% da Universidade Pública) e o grau de dependência (11,7% da Universidade Particular A e 11,5% da Universidade Pública). Os alunos de Medicina da Universidade Pública mostraram maior conhecimento sobre as diversas formas de tratamento do tabagismo, Terapia cognitivo comportamental (33,3% da Universidade Particular A e 33,3% da Universidade Pública), Bupropiona (28,3% Universidade particular A e 34,7% Universidade pública) e Terapia de reposição nicotínica (30,2% da Universidade A e 24,0% da Universidade pública).

A prevalência do tabagismo entre os universitários estudados foi considerada alta o que demonstra a importância de novos estudos que possam conscientizar os estudantes da área da saúde quanto ao não-tabagismo. Com o estudo foi possível concluir que é elevado o nível de conhecimento dos estudantes universitários da área da saúde em relação ao tabagismo, muito embora também se constatou elevado o nível de tabagismo entre os pesquisados, sendo que dentre os fatores dificultadores a ansiedade, a depressão e o grau de dependência foram as mais citadas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8884.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159390/visualizar/