A Copa do Pantanal é nossa
Daqui há uma semana – no dia 31 desse mês de maio – a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciará quais as cidades escolhidas para sediarem os jogos da Copa do Mundo de Futebol, de 2014. Entre elas, estará Cuiabá. A afirmação vem da certeza de que todos nós nos empenhamos ao máximo para que esse fato seja confirmado.
Ao todo, serão 12 as subsedes da Copa. Desde o momento em que nós, de Mato Grosso, tivemos a informação da possibilidade de um dos estados dentro do Pantanal ser uma das subsedes da Copa do Mundo, trabalhamos, em todas as esferas, para tornar esse projeto possível.
Para além das disputas que ocorreram com nossos co-irmãos de Mato Grosso do Sul, é importante, reafirmarmos nesse momento, que todos nós estamos unidos na intenção de garantir a Copa do Pantanal, nesse que é um dos eventos esportivos mais importantes do mundo.
Para nós, que temos o Pantanal como uma de nossas riquezas naturais, um ecossistema que maravilha o mundo, devo dizer que já é uma vitória saber que a região pantaneira irá, com certeza, servir de palco a esta festa, que é a Copa do Mundo. Mas a nossa convicção é que, dessa vez, a escolha será por nossa Cuiabá.
Confio plenamente na capacidade de nosso Estado de sediar esse grande evento, assim como destaco o empenho que se sucederá, de cada um dos mato-grossenses que aqui vivem, para que essa festa seja celebrada, acolhendo, de forma calorosa, a todos que aqui vierem prestigiarem essa grande festa. Afinal, nossa hospitalidade é conhecida no mundo todo.
Esse é um momento importante de afirmação da identidade mato-grossense, pantaneira, e também da identidade brasileira. A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014.
Vamos mostrar para todo o mundo o padrão de civilização que alcançamos e, certamente, depois da Copa, o Pantanal e todo o Brasil haverão de ser muito mais procurados por turistas e visitantes de todas as partes do Planeta. Cuiabá, tenho certeza, terá a preferência da Fifa e será escolhida como a subsede pantaneira da Copa do Mundo de 2014. Nesse próximo dia 31 só teremos essa confirmação!
Além da festa do futebol, a Copa de 2014 certamente ampliará a visitação internacional a Cuiabá como portal da Amazônia e do Pantanal. A partir da Copa muitos terão a chance de conhecer as belezas de um dos mais extraordinários patrimônios da humanidade, o Mar de Xaraés, a maior planície inundável do mundo, com fauna e flora exuberantes, tradições culturais de características ímpares e uma população acolhedora e de uma simpatia sem igual.
A partir de Cuiabá, os visitantes certamente se espalharão por toda a região pantaneira, constatando os fenômenos que ali têm sido plantados pelo trabalho e pela criatividade a população mato-grossense.
Falar em Cuiabá é falar também das belezas da Chapada dos Guimarães, do rio Cuiabá, de Nobres, de Poconé, da festeira cidade de Santo Antônio de Leverger, que serve de palco para um dos carnavais regionais mais animados e descontraídos de todo o País; falar de Cuiabá é falar de Rondonópolis, de Sorriso, de Sinop, de Querência, de Nova Mutum, de Lucas do Rio Verde e de tantas e tantas outras cidades que se transformaram, aos olhos do mundo, em centros de excelência na produção de soja, de algodão, concentrando o maior rebanho bovino do Planeta e merecendo destaque pelo acolhimento de migrações que vieram não só de todas as regiões do Brasil, mas também de diversas partes do mundo, formando um contingente populacional que, como em poucas regiões do planeta, tem hoje a marca consagradora da diversidade.
Que venha então a Copa! Por que ela já é nossa!
*Serys Slhessarenko é senadora da República por Mato Grosso. E-mail: serys@senadora.gov.br
Comentários