Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Maio de 2009 às 08:05

    Imprimir


Projeto Sementeia vai treinar 100 pessoas entre jovens e mulheres para conquistar o mercado externo na área artesanal

O Instituo Camargo Corrêa e a Prefeitura Municipal de Nortelândia, deram inicio nesta quinta-feira (21.05), a capacitação de mais de 100 pessoas, sendo 60 jovens e 40 mulheres, num projeto denominado Sementeia, onde irão ter noções básicas de comercialização, calculo de custos, educação ambiental, valor de mão de obra, aspectos de desenvolvimento técnico, design, noções e técnicas de marcenaria, entre outros.

A iniciativa será toda bancada pelo Instituto Camargo, que deverá investir algo em torno de R$ 180 mil reais no projeto que visa o desenvolvimento do artesanato local utilizando sementes sem agredir o meio ambiente, e ainda aperfeiçoando as técnicas de costura, bordados, crochê, e ainda identificando as habilidades locais para incrementá-las e possibilitar que estes produtos cheguem ao mercado externo, fomentando a geração de renda.

A organização não governamental (ONG), Mundaréu, do estado de São Paulo, será responsável por tocar o projeto. A ong só trabalha em projetos que estejam direcionados as pessoas que estão fora do mercado de trabalho nas áreas de marcenaria e costura. Com o conhecimento adquirido ao final do curso, a organização pretende criar bases para que o grupo se organize através de cooperativa ou associação e passe a obter rendimentos de seu próprio trabalho, com produtos comerciáveis e diferenciados de mercado.

A Coordenadora Geral do projeto e design Renata Mendes, disse que o curso provoca mudanças na auto-estima das pessoas, na família, na auto valorização e consequentemente o aumento na renda das pessoas, inclusive já no decorrer do curso.

Outro parceiro do projeto é o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (SEBRAE) que ficará responsável pela colocação dos produtos no mercado regional e nacional, finalizando assim o objetivo principal da investida que é o de gerar emprego e renda as pessoas envolvidas no processo de aprendizado e capacitação ministrado pela Mundaréu, com apoio financeiro do Instituto Camargo.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, que participou do lançamento, lembrou que no inicio do ano discutiu com os diretores da Arrossenssal Agropecuária, empresa do Grupo Camargo e técnicos do Instituto Camargo, a implantação do projeto, que além da ong Mundaréu, ainda envolve o Sebrae/MT, objetivando por meio de pequenos negócios fomentarem a geração de renda em seu município.

O administrador municipal enfatizou que desde o inicio do governo, já foram capacitadas mais de 500 pessoas, em diversas áreas, com algumas já colocadas no mercado de trabalho. O município criou ainda o balcão de empregos que identifica as vagas no mercado local e regional e facilita o acesso às pessoas inscritas em um cadastro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que já conseguiu colocar no mercado dezenas de desempregados.

“Este curso iniciado pretende fazer com que criemos nossa própria identidade artesanal e ainda fomentar após devidamente capacitados a geração de renda, colocando o conhecimento na prática” disse Fraga.

O curso será dividido em três núcleos, sendo um de sementes, de costura e o de trançados, rendas, bordados e pinturas, mas que todos trabalhem em conjunto, explorando as riquezas naturais respeitando o meio ambiente e com técnicas mais modernas, sem desgrudar das noções administrativas de um negócio para que possam estruturar uma empresa e atingir com qualidade e diferencial o mercado externo.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159498/visualizar/