Copa 2014: Seminário reúne mais de 3 mil pessoas em Cuiabá
Se o que o Comitê Pró-Copa no Pantanal queria era provocar uma forte mobilização da população, o objetivo foi alcançado com sucesso na noite desta terça-feira. Cuiabá viveu ontem uma de suas maiores mobilizações em nome do Mundial 2014: mais de 3 mil pessoas lotaram os auditórios do Centro de Eventos do Pantanal para assistir o Seminário “Copa 2014, Desafios e Oportunidades”.
O encontro atraiu caravanas de Chapada dos Guimarães, Poconé e Barão do Melgaço. E o seminário virou uma festa. As delegações de Chapada e Barão do Melgaço chegaram com gritos de guerra, faixas e muita alegria. A festa ficou completa com a entrada da banda municipal de Poconé, ao som de “Rosamunde”. Um grupo entrou em cena e embalou com a famosa “Dança dos Mascarados”. A descontração veio até que tiveram início os discursos.
O presidente do Comitê Pró-Copa no Pantanal, Yuri Bastos, foi o primeiro a falar e fez uma espécie de prestação de contas. Ele ainda conclamou a população a continuar envolvida com a questão. Sobre o tema do seminário, Yuri expôs o que a população pode ganhar com a vinda da Copa para Cuiabá. E falou em grandes investimentos que serão feitos em Cuiabá e Várzea Grande na área de saneamento básico, pavimentação de vias, duplicação de ruas e avenidas, construção de viadutos, novos acessos às cidades do interior, melhoria das principais rodovias, sistema moderno de transporte de passageiros e o metrô de superfície; fortalecimento da saúde pública; fortalecimento do turismo; segurança pública e modernização do sistema de telecomunicações, entre outros.
Yuri Bastos agradeceu às pessoas que ajudaram a somar esforços no sentido de trazer a Copa para Cuiabá, como os deputados Roberto França e José Riva. Yuri ainda lembrou os esforços do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho e exaltou muito a aposta do governador Blairo Maggi. “Desde que a CBF colocou o Brasil na disputa para trazer a sede para o Brasil, o governador iniciou os trabalhos e um planejamento sério, pois ele tinha a visão de quanto isso seria importante para o desenvolvimento de todo o Estado”.
Estava presente no evento, o vice-presidente nacional da Sinaenco (Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia), João Alberto Viol que ficou impressionado com a participação maciça da comunidade. Ele contou que “este foi o maior seminário sobre a Copa 2014 que já presenciei”. Viol revelou que já passou por 15 capitais em eventos similares. A Sinaenco editou um relatório sobre o que viu em Cuiabá. O documento que analisa os desafios de cada cidade, será encaminhado para a CBF, junto com estudo dos estádios brasileiros e pode fazer parte do Museu do Futebol.
Fechando o seminário, aconteceu um show com a dupla de humoristas cuiabanos, Nico e Lau. No seminário, o público recebeu folders, adesivos, brindes e camisetas.
Comentários