Copa do Mundo pode gerar 15 mil empregos em Cuiabá
Daqui a 12 dias a Fifa deve divulgar a relação das cidades brasileiras que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Os desafios e as oportunidades criados com a Copa vão ser apresentados em um Seminário hoje à noite na capital. O presidente do Comitê Pró-Copa em Cuiabá e secretário estadual de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge, foi o entrevistado desta terça no estúdio do Bom Dia Mato Grosso.
O secretário disse que a Copa do Mundo pode gerar para Cuiabá cerca de 15 mil empregos. Ele ressaltou que o evento desta noite servirá para promover a interação entre as pessoas, para que todos tomem conhecimento dos projetos para a candidatura de Cuiabá. "O maior desafio é preparar o Estado para os investimentos que têm que ser feitos na cidade. Obras de infraestrutura, saúde, transporte, segurança pública", disse Yuri. Ele observou que também será necessário capacitar as pessoas. "Bilhões de reais serão investidos na nossa cidade para sediar o evento. Isso vai gerar várias oportunidades de negócios", completou.
Oportunidades e Desafios
O seminário da 'Copa 2014, Oportunidades e Desafios para Mato Grosso' será realizado hoje no Centro de Eventos do Pantanal. O evento terá início às 19h e será aberto ao público. Mais de duas mil pessoas são esperadas, além de empresários e autoridades, para o encontro. O objetivo do encontro é de ouvir a população, esclarecer dúvidas, colher sugestões e explicar como serão feitas as modificações na capital, caso for escolhida. Também haverá sorteios de brindes, brincadeiras e um show com Nico e Lau. De acordo com assessoria da Secretaria de Estado e Desenvolvimento do Turismo serão sugeridas uma maior mobilização, de todas as categorias, para as duas próximas semanas.
"Empresários, donas de casa, jovens e idosos terão condições de ganhar com a Copa, basta que se informem sobre o projeto e se preparem. Como a Copa vai beneficiar uma infinidade de setores da economia, toda a população terá como aproveitar esse evento, que será um marco para o desenvolvimento de Mato Grosso", disse Yuri Bastos. Ele lembrou ainda que caso Cuiabá seja confirmada como uma das sedes, a cidade receberá um investimento de até R$ 5 bilhões, entre verbas estaduais, federais e aplicações oriundas de investimentos internacionais. No momento, o Estado já conta com um fundo que tem aplicado R$ 100 milhões somente para a Copa.
O anúncio das cidades sedes será feito no dia 31 deste mês. Cuiabá é uma forte candidata a ser subsede da Copa do Mundo de Futebol e concorre diretamente com a cidade de Campo Grande pela chamada Copa do Pantanal. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) analisa os projetos de 17 capitais e vai definir por 12 cidades.
Comentários