Terremoto de 5 graus atinge LA; ninguém se fere
Um tremor de 5 graus de magnitude atingiu a cidade de Los Angeles na noite deste domingo (horário local), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Um porta-voz dos bombeiros de Los Angeles informou que não há relatos de danos ou vítimas.
O epicentro do tremor se localizou a 15 km a sudeste do centro de Los Angeles e a 13 km de profundidade.
Apesar de não ter causado prejuízos, o terremoto provocou alarme entre os habitantes da segunda cidade mais populosa dos EUA. Muitos saíram às ruas para trocar impressões sobre o tremor.
O abalo atingiu uma das áreas mais populosas de Los Angeles, onde moram cerca de 14 milhões de pessoas. Moradores relataram que objetos caíram das paredes em alguns edifícios da cidade.
O tremor ocorreu após um terremoto de 5,4 que abalou Los Angeles em julho do ano passado. O terremoto mais forte na região aconteceu há 15 anos.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos usa a escala Mw para medir a força de terremotos. Sismos de 6 graus de magnitude são considerados fortes. O abalo que atingiu Los Angeles neste domingo foi classificado como moderado.
'Big One'
O estado da Califórnia fica em um terreno onde há algumas das falhas mais ativas do mundo e é objeto frequente de tremores, embora, em sua maioria, de pouca magnitude.
Pesquisas científicas publicadas em 2008 constataram que existe 99% de chance de que um grande terremoto afete o sul da Califórnia nos próximos 30 anos.
A expectativa é que este tremor, denominado "Big One", alcance pelo menos 6,7 graus na escala Richter e possa causar danos similares ou superiores ao tremor que sacudiu Northridge, em Los Angeles, em 1994.
(*) Com informações da EFE, Reuters e France Presse
Comentários