Mais da metade das federais aderem ao novo Enem ainda em 2009
O MEC (Ministério da Educação) informou nesta sexta-feira que pelo menos 31 das 55 universidades federais vão aderir ao novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em substituição total ou parcial ao vestibular. O número representa 56% da rede federal de ensino superior.
Os estudantes que quiserem disputar uma vaga em uma dessas instituições deverão participar da edição 2009. As inscrições para o exame estão previstas para começar dia 15 de junho.
O ministério apresentou quatro opções de adesão às instituições. Elas poderão utilizar o Enem como prova única; como uma primeira fase, ficando a segunda à cargo da instituição; combinando a nota do Enem à do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.
Das 30 universidades que optaram pela adesão em 2009, um total de 18 delas vai utilizar o Enem como fase única, seja para um percentual reservado das vagas ou para o total de ingressos. Cinco instituições vão usar a nota como primeira fase. Vinte universidades ainda estão em processo de discussão sobre a mudança.
A UnB (Universidade de Brasília), a UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e a Universidade Federal do Pampa decidiram que vão aderir ao exame para os processos seletivos a partir de 2010.
Segundo o MEC, as quatro novas universidades federais que aguardam aprovação do Congresso Nacional para serem criadas também adotarão o Enem como processo seletivo.
As provas do novo Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro. O exame será composto por uma redação e 200 questões de múltipla escolha de linguagens e códigos, matemática, ciências da natureza e humanas. A matriz da prova já está disponível para consulta no site do MEC.
Veja a lista das universidades que já confirmaram a adesão em 2009:
UFG (Universidade Federal de Goiás) Já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do vestibular.
UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) - Já utiliza 20% da nota do Enem combinada ao resultado do vestibular tradicional.
UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) - Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados) - Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes.
UFABC (Universidade Federal do ABC) Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.
UFV (Universidade Federal de Viçosa) O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
UFF (Universidade Federal Fluminense) O Enem será utilizado para compor parte da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.
UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.
Unifal (Universidade Federal de Alfenas) Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
Unifei (Universidade Federal de Itajubá) Adota o Enem como primeira fase.
UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.
UFLA (Universidade Federal de Lavras) O Enem será utilizado como fase única.
UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) - Já adota o Enem como 50% da nota da prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase.
UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) De 10% a 25 % das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única.
UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) - Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Adota o Enem como primeira fase.
FURG (Universidade Federal do Rio Grande): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.
UFPel (Universidade Federal de Pelotas): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.
UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná): Adota o Enem em fase única.
UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) : Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
UFBA (Universidade Federal da Bahia): Adota como fase única para os cursos da modalidade Bacharelado Interdisciplinar.
UFMA (Universidade Federal do Maranhão): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
UFPI (Universidade Federal do Piauí): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.
UFPE (Universidade Federal de Pernambuco): Adota o Enem como primeira fase.
UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.
UFAM (Universidade Federal da Amazônia) A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas.
UFT (Universidade Federal do Tocantins) Um quarto das vagas do processo seletivo e das vagas remanescentes serão preenchidas pelo Enem como fase única.
UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
Comentários