Reino Unido tem maior contingente de desempregados desde 1996
O número de desempregados no Reino Unido ficou no final do mês de março em 2,21 milhões de pessoas, segundo os dados oferecidos hoje pelo ONS (Escritório para Estatísticas Nacionais, na sigla em inglês). O dado é mais alto desde 1996, informou o órgão.
Este número de desempregados, que inclui os que se beneficiam do seguro-desemprego e os que não recebem o subsídio, equivale a 7,1% da força de trabalho do Reino Unido, segundo a ONS.
O número de desempregados entre os meses de janeiro e março aumentou em 244 mil, 12,4% a mais que entre setembro e novembro, o que representa também o aumento trimestral mais forte das últimas duas décadas.
A economia do Reino Unido foi uma das mais afetadas pela crise financeira global. O PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 1,9% nos três primeiros meses do ano, maior recuo desde 1979. Foi a primeira vez que o PIB do Reino Unido caiu acima de 1% por dois trimestres consecutivos desde que a ONS começou a elaborar a estatística, em 1948.
O ministro da Economia britânico, Alistair Darling, prevê que a economia do Reino Unido deverá registrar contração de 3,5% neste ano --pior desempenho desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Comentários