Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Maio de 2009 às 12:19
Por: Felipe Montoya

    Imprimir


Ontem, dia 11, aconteceu uma reunião na Câmara dos Vereadores de Alto Paraguai, entre o Sindicato dos Servidores Públicos e o prefeito Adair José Balduíno de Araújo (PMDB). Na ocasião foi discutida a política salarial dos servidores e os trabalhadores que se encontram em situação de insalubridade.

O prefeito Adair José se mostrou propício a trazer soluções para tais problemas. No caso de servidores em situação de insalubridade, Adair disse que esses trabalhadores têm direito a um adicional no salário, porém, o que foi constatado é que desde 2004 nunca foi pago essa diferença. O prefeito também revelou que muitos servidores públicos recebem um dos piores salários da região, em torno de R$ 410.

Adair disse querer dar uma solução definitiva ao problema. Para isso ele propôs aumentar os salários por categoria. Pois se o aumento for fixado em uma porcentagem para todos servidores, os que já ganham bem iriam receber maior aumento, e os que ganham pouco, teriam uma melhora insignificante no salário.

No caso dos professores, o prefeito afirmou já estar resolvendo a situação. Do retroativo referente a janeiro, de 2/3, a que eles têm direito, foi pago 1/3 agora e o outro 1/3 será pago no próximo semestre.

Para Adair, o maior empecilho nesses aumentos salariais é a arrecadação no município, que diminuiu 30% somente este ano. “Nós temos dois problemas sobre a arrecadação. Primeiro um interno. Faz tempo que o município não investe neste ponto, e nós estamos reestruturando a equipe de arrecadação. Para isso contratamos um especialista para preparar esse grupo. E o segundo problema é a crise mundial, pois o governo tirou impostos, como o Imposto sob Produto Industrial (IPI), e isso diminuiu ainda mais a nossa arrecadação”, explicou Adair.

Porém o prefeito se mostra confiante, pois o município vem fazendo economia e há um projeto, no qual o presidente Lula irá ao menos equiparar o repasse da arrecadação de todos os municípios do país. “Já tem um projeto do governo Lula para devolver esse recurso, e equiparar com 2008. Também estamos fazendo economia. Por exemplo, no processo de licitação do transporte escolar diminuímos os gastos em torno de R$ 70 mil por ano”, revelou Adair.

Os primeiros beneficiados do aumento salarial serão os motoristas. Adair disse que precisaria dar a esses trabalhadores um acréscimo de quase 100%. Mas para começar a vigorar os aumentos salariais é preciso fazer um Projeto de Lei que mude o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). Esse projeto deve ir para votação na Câmara, e só depois de aprovado os aumentos passarão a valer.

Elinaldo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Alto Paraguai saiu satisfeito da reunião. ”Até que enfim, estou agradecido. Achei que não ia ter resposta. Fico satisfeito, junto aos funcionários, com o prefeito. Tenho certeza que vai dar certo. Ele é uma pessoa que tem responsabilidade, e quer bem o município”, ressaltou Pereira.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 26 de maio, às 16 horas. Nela será discutido o percentual de aumento para os motoristas, e quando poderá entrar em vigor este novo salário.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160166/visualizar/