Homem-bomba explode, mata 11 e fere 32 no Afeganistão
Mais cedo, a polícia entrou em confronto com manifestantes que protestaram a morte de civis no ataque de tropas americanas integradas nas forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O bombardeio aéreo contra o grupo radical islâmico Taleban pode ter deixado até cem mortos na Província afegã de Farah, segundo estimativas da polícia local.
Nesta quinta-feira, o governo afegão e o Exército americano tentavam rapidamente uma investigação conjunta sobre o bombardeio. A expectativa é o resultado seja divulgado ainda nesta tarde. A investigação é realizada por representantes dos ministérios do Interior e da Defesa, do parlamento, da presidência afegã e das forças internacionais.
Os talebans afegãos foram expulsos do poder no final de 2001 por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira que o governo "lamentou as dezenas de mortes de civis" no Afeganistão, em declarações dadas durante declarações concedidas em Washington ao lado dos presidentes afegão, Hamid Karzai e paquistanês, Asif Ali Zardari.
Com agências internacionais
Comentários