Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 06 de Maio de 2009 às 14:09
Por: Diego Abreu

    Imprimir


O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (6) que 26 pessoas no Brasil estão com suspeita de ter contraído a nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). Os casos suspeitos estão sendo investigados em 11 estados e no Distrito Federal. Até terça (5), o governo brasileiro monitorava 28 casos suspeitos.

De acordo com o boletim divulgado nesta tarde, nenhum caso da doença foi registrado até o momento no país. Os pacientes com suspeita de estar com a gripe estão internados em São Paulo (9), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (3), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Distrito Federal (2), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (2), Paraíba (1), Pernambuco (1), Paraná (1) e Rondônia (1).

O ministério destacou também que 15 pacientes estão sendo monitorados em sete estados, por apresentarem um ou mais sintomas da doença, apesar de não terem sido incluídos na lista de suspeitos. O órgão também informou que 99 casos que estavam sendo monitorados desde a semana passada foram descartados – sendo os maiores números em São Paulo (36) e no Rio de Janeiro (15).

Até terça-feira, havia 28 casos em monitoramento e 73 haviam sido descartados.

Segundo o Ministério da Saúde, os números divulgados nesta tarde referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até manhã desta quarta. O próximo boletim deve ser divulgado na quinta-feira (7) à tarde.

O ministério reitera a recomendação para que a população não tome medicamentos por conta própria. “A automedicação pode mascarar ou atenuar sintomas, além de provocar resistência ao medicamento específico para influenza”, destaca trecho do boletim.

O governo também informa que intensificou a campanha de prevenção. No fim de semana, encaminhou para distribuição 500 mil folders com informações sobre a Influenza A (H1N1) em três línguas (português, inglês e espanhol). O material já está sendo distribuído em 46 aeroportos brasileiros.

Na segunda-feira (4), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, anunciou um crédito adicional de R$ 141 milhões para intensificar as ações de prevenção à nova gripe. A maior parte da verba deverá ser usada para publicidade e também para a instalação de “salas de situação” nos portos do país.

No último sábado (2), o Gabinete Permanente de Emergências alterou os critérios para a definição de caso suspeito, a fim de ampliar a vigilância da circulação do vírus no país. De acordo com os novos critérios, passam a ser consideradas suspeitas as pessoas que estiveram em qualquer área dos países que confirmaram casos e que apresentem sintomas do Influenza A, e também as que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas.

Até sexta (1), eram destacadas como possíveis suspeitas apenas as pessoas que vinham de áreas ou estados afetados dentro desses países com casos já confirmados da doença. Segundo nota divulgada à imprensa, a mudança ocorreu a partir da ampliação do número de países com confirmações de casos da doença e, ainda, o aumento de áreas afetadas pelo vírus dentro dos países.





Fonte: Do G1, em Brasília

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160549/visualizar/