Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 30 de Abril de 2009 às 15:29

    Imprimir


Uma pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas com alunos de até 17 anos, constatou que os estudantes brasileiros passam, em média, três horas por dia na sala de aula. Na África do Sul, a jornada escolar é de 6 horas.

No Brasil, os melhores índices estão no Distrito Federal (4 horas e 22 minutos por dia), em São Paulo (4 horas e 15 minutos) e no Rio de Janeiro (4 horas e 8 minutos).

“Se você aumentar uma hora diária, de 4 para 5 horas, você consegue dar um salto no aprendizado e é uma das poucas variáveis que as políticas educacionais conseguem afetar”, diz Marcelo Nery, pesquisador da FGV.

O estudo, que ouviu 160 mil estudantes de todo o país, também constatou que a maternidade na adolescência prejudica os estudos. As meninas, de 15 a 17 anos, que já são mães passam menos tempo na escola.

Elas ficam, em média, menos de uma hora por dia, principalmente por causa do grande número de faltas, enquanto outras com a mesma idade que não têm filhos, ficam, em média, três horas e meia no colégio.

Evasão escolar

Segundo o estudo, um dos problemas é a evasão escolar, que chega a 18% entre os adolescentes, de 15 a 17 anos. Para a maioria (40%) deles, o principal motivo para abandonar a escola é a falta de interesse. Em seguida, aparece a necessidade trabalhar (27%) e só depois, a falta de escola (11%).

"O que falta é o aluno tomar ciência deste poder que a educação vai ter na vida dele. O que os estudos mostram é que cada ano de estudo, o salário sobe 15%”, destaca.

Entre as crianças, de 7 a 14 anos, apenas 2,5% estão fora da escola. Mas, de acordo com a pesquisa, não basta só estar matriculada. Se levar em conta o tempo em que elas permanecem em sala de aula e o número de faltas, a situação se agrava.





Fonte: Do G1, com informações do Jornal Hoje

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160636/visualizar/