Celulares 'antigos' lideram uso de web móvel, diz pesquisa
O tráfego de dados por meio do navegador móvel da Opera aumentou em março em 19,3% frente ao mês anterior, o ritmo mais rápido desde maio de 2008, segundo a Opera.
Operadores de telefonia sem fio estão dispostos a elevar a receita a partir de busca na internet e do boom de redes sociais, já que a arrecadação com chamadas de voz tradicionais está caindo.
O movimento de dados em redes de operadores móveis aumentou em média 4,7 vezes desde o ano passado, motivado pelo uso de cartões de conexão em laptops, segundo a Nokia Siemens.
A Nokia Siemens e as concorrentes Ericsson e Alcatel-Lucent, que sofreram nos últimos anos com os preços agressivos de companhias asiáticas como a Huawei, também estão buscando o aumento do tráfego de dados.
Vitória do 'mais barato'
A Opera tem 23 milhões de usuários do seu mini-navegador, que acessam a internet através dos servidores do Opera. Eles geraram mais de 148 milhões de megabytes em tráfego de dados para operadores no mundo inteiro em março.
A companhia informou em seu relatório mensal de internet móvel que o modelo N70 da Nokia, um smartphone mais barato lançado há 4 anos, liderava a geração de tráfego de internet na Índia, Indonésia e Nigéria.
O N70 foi lançado poucos meses após a fundação do YouTube e dois anos antes de a Apple lançar o iPhone.
Comentários