Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Abril de 2009 às 16:33
Por: Nélson Alves

    Imprimir


Enquanto muitos municípios de Mato Grosso sofrem com o crescimento no número de casos de dengue, doença ocasionada pelo mosquito Aedes Aegypti, Denise não está tento esse problema.

Dados prestados pela secretária municipal de Saúde, Aparecida clestiane Molina, neste ano de 2009, foram notificados somente três casos suspeitos, que estão sendo investigados. “Nada confirmado ainda”, garantiu a secretária. Ela revelou que um dos casos é de uma pessoa que passou uma temporada em um município vizinho e ao retornar a Denise, sentiu os sintomas.

“Com relação a dengue, podemos dizer que Denise está numa situação bem confortável, pois o índice é zero”, disse Clestiane. Entretanto, ela disse que nas três Unidades dos Postos de Saúde da Família-PSF’s, há registro de casos de virose gripal, o que não é de se alarmar.

Segundo ela, se Denise não está sofrendo com casos da doença, é graças ao trabalho das equipes de Saúde, bem como a colaboração e conscientização da população que está fazendo a sua parte na prevenção da doença. Ele inclusive lembrou que o Primeiro Mutirão Cidadão, realizado nos primeiros dias da administração do prefeito Zé Roberto foi muito importante para criar uma consientização e o comprometimento da sociedade na limpeza dos quintais e locais onde o mosquito podusse se proliferar.

Cuidado ao viajar

Clestiana orienta sobre o cuidado ao viajar, devendo a pessoa fechar a casa antes da saída, pois cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das casas, especialmente nos quintais.

“A pessoa deve se lembrar de eliminar os recipientes que acumulam água parada, caso contrário, quando voltar para casa haverá mosquito adulto do Aedes. Outro ponto é prestar atenção no caso de dengue importado. Se voltar da viagem com sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, vômitos ou manchas na pele, beba muita água, não se automedique e procure imediatamente o médico. Se o mosquito que cresceu enquanto viajava picar alguém que voltou contaminado pode aparecer dengue na região”, orientou, frisando que a responsabilidade é de todos.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160806/visualizar/