Geração de empregos cai 59% em Mato Grosso
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho registrou uma queda de 59,3% na geração de empregos em Mato Grosso no primeiro trimestre do ano quando comparado ao mesmo período de 2008.
Apesar da queda em relação ao ano anterior, quando 18,7 mil empregos foram criados entre janeiro e março, o primeiro trimestre de 2009 teve um saldo positivo de 7,6 mil empregos. O número ainda seria um pouco melhor caso o mês de março não registrasse a primeira baixa do ano na geração de empregos para o Estado, quando mil postos de trabalho foram fechados.
O saldo positivo do primeiro trimestre foi assegurado pelo setor agropecuário, responsável por 6,2 mil vagas. Ele foi seguido pelo setor de serviços, que abriu 2,6 mil postos de trabalho. O pior desempenho foi na Construção Civil, que demitiu 1,3 mil trabalhadores.
Numa comparação entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, percebe-se uma inversão na tendência de geração de empregos. Enquanto que no primeiro trimestre de 2008 foram gerados 18,7 mil postos, no Estado vizinho o saldo positivo ficou em 13 mil.
No primeiro trimestre deste ano, no entanto, Mato Grosso do Sul gerou 9,2 mil empregos (- 28,9% em relação ao mesmo período de 2008), contra os 7,6 mil de Mato Grosso (- 59,3%).
Comentários