Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 17 de Abril de 2009 às 08:09
Por: Klinger Portella

    Imprimir


Os principais empresários brasileiros, ministros de Estado, governadores, senadores e deputados vão estar reunidos de 18 a 21 deste mês na Ilha de Comandatuba, na Bahia, para discutir o crescimento sustentável das empresas e do País. A 8.ª edição do Fórum Empresarial, que inclui o 2.º Fórum de Governadores, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), deve reunir a nata do pensamento político e econômico nacional, algo em torno de 700 pessoas, entre elas 320 presidentes das maiores companhias nacionais e internacionais.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai abordar durante a sua palestra a questão da sustentabilidade econômica. Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, falará sobre sustentabilidade ambiental. Entre os pesos pesados da área empresarial que estarão presentes estão Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Barbosa, presidente da Federação Brasileria da Bancos (Febraban), Ivan Zurita, presidente da Nestlé, Luiza Helena Trajano, porprietária do Magazine Luiza, David Barioni, presidente da TAM, André Gerdau, da Gerdau.

O Fórum de Governadores contará com a participação de Teotônio Vilela Filho, de Alagoas, Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, Jaques Wagner, da Bahia, Eduardo Campos, de Pernambuco, entre outros. Entre os ministros com presença confirmada estão Guido Mantega, da Fazenda, José Múcio, das Relações Institucionais, Nelson Jobim, da Defesa, Geddel Vieira, da Integração Nacional, Edison Lobão, entre outros.

Busca de saídas - "A expectativa para o encontro é muito boa, a começar pelo fato de ele ocorrer em um ano diferenciado, por conta da crise. A importância do debate em tempos de crise aumenta, porque diante da dificuldade é que deve se debater mais, discutir soluções e encontrar novos posicionamentos e saídas", diz João Dória Júnior, organizador do evento.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai discutir com o empresariado mecanismos capazes de permitir a manutenção do crescimento econômico brasileiro. As análises voltadas para a área da sustentabildiade ambiental serão comandadas pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga.

Aproximação - Para o organizador do evento, Dória Júnior, do Lide, que representa 44% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o Fórum é um espaço fundamental para a discussão do desenvolvimento sustentável do País. "Quando você tem a oportunidade de colocar o setor privado ao lado do Legislativo e do Executivo, com uma pauta positiva, normalmente isso confere resultados positivos", diz. "Ao distanciar esses setores, as conversas ficam isoladas e as pessoas, por falta de diálogo, seguem caminhos diferentes e não se colocam em harmonia."

A sustentabilidade não é uma preocupação apenas para os empresários. "Cada vez mais essa questão está embutida nas preocupações do governo. Em São Paulo, essa é uma preocupação antiga. O desenvolvimento econômico tem de estar ligado a resultados sociais importantes, com uma visão de futuro para preservação do meio-ambiente e dos recursos naturais", afirma Alberto Goldman, vice-governador de São Paulo, que estará presente ao encontro na Bahia.

"A sociedade não compreende que vivemos em um País megabiodiverso, ou seja, dispomos da maior quantidade de vida do planeta e, desta forma, a preservação da Mata Atlântica e de outras riquezas naturais é imprescindível", pontua o empresário Roberto Klabin, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica e do Lide Sustentabilidade, que será lançado durante o Fórum na Bahia. "Estamos organizando as ações do Lide Sustentabilidade com o propósito de balizar os empresários sobre todas as informações relacionadas ao tema, e, principalmente, para estimulá-los na troca de experiências e na prática de iniciativas", completa.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161308/visualizar/