Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Abril de 2009 às 23:14

    Imprimir


“O evento foi um sucesso”. É com esta frase que o superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, classifica os resultados da Conferência Estadual pelo Trabalho Decente, encerrada hoje (16), em Cuiabá. Para Valdiney Arruda, o evento, que contou com a representação de todos os segmentos, ganha dimensão nacional e internacional com o lançamento da Agenda pelo Trabalho Decente no Estado.

Na avaliação do superintendente, o desafio agora é a implementação e o investimento de ações por parte de todos os parceiros para fortalecer a Agenda. Ele diz que a ideia da agenda de compromissos, debatida e aprovada na conferência, é garantir melhoria para todos por meio da pactuação entre governos, capital e trabalho.

Na visão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de agora a implementação da agenda só pode ser obtida com vontade política e compromisso do mais alto nível. Durante o evento, o diretor geral da OIT, Juan Somavia declarou que a agenda para ser global tem que ter raízes locais. “As propostas colocadas em nível global têm todas as condições favoráveis para serem aplicadas na prática no espaço no qual vivem as pessoas”, garante Juan Somavia.

Para o secretário estadual em exercício de Trabalho, Emprego e Cidadania, José Rodrigues Rocha Júnior, Mato Grosso ganha muito com a agenda porque dá um grande passo na caminhada para acabar com as desigualdades sociais. “O Estado está na vanguarda e passa a ser um exemplo para o restante do país e para o mundo”, acredita José Rodrigues, acrescentando que o Estado quer continuar aumentando as riquezas, mas proporcionando às pessoas dignidade no trabalho.

A Conferência Estadual pelo Trabalho Decente contou com a presença de representantes de 11 Estados brasileiros. Além de Mato Grosso, só o Estado da Bahia lançou a Agenda do Trabalho Decente.

Práticas inovadoras

A abertura dos trabalhos do período da tarde do último dia da Conferência Estadual pelo Trabalho Decente, que começou na terça-feira (14), contou com a apresentação de experiências inovadoras de empresas e entidades que desenvolvem projetos sociais.

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) apresentou cinco dos diversos projetos em atuação em municípios do Estado, como: o Projeto Japuíra, o Instituto Algodão Social (IAS), Capacitação Rural, Educação Rural e o de Agricultura Familiar.

A Unimed Cuiabá apresentou o Programa de Ação Social (PróUnim), criado há cinco anos pela atual administração da Cooperativa de Trabalho Médico. O PróUnim, reconhecido pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), atende 2.500 pessoas em vários bairros da Capital.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161337/visualizar/