Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Abril de 2009 às 22:49
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


A falta de vagas de emprego e a busca por melhorar a renda familiar esta praticamente obrigando as mulheres a inovar quando o assunto e obter conhecimento para arrumar um emprego neste cada vez mais difícil e concorrido mercado de trabalho. Acostumadas com o serviço de casa e diante das dificuldades encontradas pelo companheiro para manter o sustento da família, elas pretendem “concorrer” com os homens num oficio predominantemente masculino, que é a arte de construir casas, o chamado pedreiro, serviço utilizado na reforma, ampliação e construção de casas, prédios e obras públicas.

Em Nortelândia, teve inicio um curso de pedreiro de alvenaria, promovido em parceria com o SENAI e a Secretaria de Assistência Social do município, que surpreendeu os organizadores pelo numero significativo de mulheres que se inscreveram e estão freqüentando regularmente as aulas ministradas pelo instrutor Jonatan Alves da Silva, 28, responsável por aprimorar o conhecimento de alguns profissionais do setor e de capacitar as mulheres para este tipo de trabalho.

O curso de 180 horas/aula será ministrado até o dia 06 de maio e dos 28 inscritos, seis são do sexo feminino, entre elas está Maria José de Quadros Batista Martin, 30, que resolveu aprender mais sobre a profissão após ajudar o marido na construção de sua própria moradia. “Quero aprimorar meus conhecimentos, ajudei meu marido na construção de nossa casa e decidi aprender mais sobre a profissão de pedreiro” disse Maria Martin. A quase ex-dona de casa, disse que tudo é novidade para ela, mas que está gostando muito do curso e pretende aplicar o que aprender para melhorar a renda familiar e realizar inclusive reparos em sua nova casa quando houver necessidade.

O instrutor Jonatam Alves da Silva enalteceu a vontade dos alunos em buscar novos conhecimentos, principalmente do desempenho das mulheres durante o aprendizado. “Estão demonstrando verdadeira sede para aprender, o que é muito positivo. Há uma necessidade muito grande no mercado por profissionais capacitados tecnicamente para obter um bom resultado nas obras” destacou ele.

Para o responsável pelo curso há novas técnicas importantes que farão o diferencial em relação aos demais, para quem busca conhecimento visando tornar um profissional melhor qualificado.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Anita Peron, informou que vários outros cursos estão sendo viabilizados junto às esferas estadual e federal, objetivando capacitar a população interessada para que esta busque se colocar melhor no mercado de trabalho, cada vez mais necessitado de mão de obra especializada.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, enfatizou a importância de cursos como o que está em andamento e de que pretende ofertar o maior número possível de capacitação, para que facilite a vida das pessoas quando forem disputar um emprego. Ele informou que nos últimos dias das pouco mais de 100 vagas identificadas nas empresas locais e regionais, o município, através do recém criado balcão de empregos, inseriu no mercado cerca de 45 pessoas. O balcão de empregos mantém um cadastro das pessoas interessadas em trabalho e identifica as empresas que possuem as vagas disponíveis, funcionando como intermediário da mão de obra. “Um avanço muito importante, sempre que surge uma vaga o serviço contata o interessado e o encaminha para entrevista, com isso um número significativo de pessoas conseguiram arrumar um emprego na região” destacou.

Os alunos estão obtendo informações sobre locação de uma casa dentro de um terreno, esquadramento, nivelamento de alicerce e esquadrias metálicas, levantamento de paredes, reboco, assentamento de piso, argamassa, amarração de ferragens, noções de empreendedorismo, ética, cidadania e orçamento. Ao final do curso todos receberão certificado de conclusão do curso.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161339/visualizar/