UFMT pode acabar com o vestibular em 2010
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Lúcia Cavalli disse que é favorável ao novo sistema de ingresso nas universidades públicas proposto pelo governo federal através da prova unificada do Enem.
Maria Lúcia garante que os estudantes que ingressarem nas universidades a partir do ano que vem, em 2010, já poderão ser contemplados. Mas antes disso, a sociedade acadêmica deve ser ouvida.
"Estamos discutindo com a sociedade e com os professores para que possamos ouvir as opiniões a cerca do assunto. Até agora todas as pessoas, inclusive os professores e pró-reitores se mostraram francamente favoráveis. E eu, particularmente, também sou", defendeu Maria Lúcia.
Maria Lúcia acredita que os alunos serão os grandes beneficiados do novo sistema de processo seletivo. "O que muda radicalmente é a dimensão política desse novo exame. A oportunidade que o aluno de baixa renda vai ter em poder concorrer em mais de um curso e em mais de uma instituição sem sair da sua cidade para fazer o exame. Outro coisa importante é o reflexo que isso trará para o ensino médio", observou.
Ainda de acordo com a reitora, as escolas tem se preocupado apenas com a memorização e quantidade de conteúdo sem se preocupar com a construção do conhecimento do estudante. "É uma reflexão um pouco mais aprofundada sobre aquilo que está sendo trabalhado", ressaltou.
Comentários