Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Abril de 2009 às 20:33
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) apoia os agricultores de quatro assentamentos de Querência a montarem a cooperativa CooperQuer. O engenheiro agrônomo da Seder Luís Carlos Bernardes passou 10 dias reunindo com vereadores, representantes da prefeitura e com os assentados apontando a viabilidade econômica da instalação de um laticínio pelos cooperados para atender toda a região do Araguaia e até outros Estados com produtos derivados do leite.

Por dia, os pequenos agricultores dos assentamentos Pingo D´Água, Brasil Novo, São Manoel e Coutinho União produzem 90 mil litros de leite. Com a instalação do laticínio pela CooperQuer, os produtores terão um maior ganho ao industrializar o leite, ofertando ao mercado produtos com mais qualidade e mais renda na agricultura familiar. “Eles já contrataram uma empresa de contabilidade para ajudá-los a se organizarem e buscarem créditos para a montagem da pequena indústria”, comenta Bernardes.

A CooperQuer é uma iniciativa dos vereadores Valério Fernandes dos Santos Silva, João César da Silva Rodrigues (Cesinha), Luis Vezaro, Eleonor Rodrigues da Costa, Helena Fonseca e Luzimar Luz . O prefeito de Querência, Fernando Gorgen, também deu apoio a criação da cooperativa.

APOIO – No dia 18 de março, os vereadores visitaram a Seder e pediram apoio do secretário Neldo Weirich para a viabilização da cooperativa em Querência. Weirich ponderou, na época, que a Seder apoia a formação de cooperativas pelos pequenos produtores, mas os cooperados devem buscar agentes financeiros, como o Banco do Brasil, para a formatação de um plano de negócio. Com o planejamento, os agricultores vão traçar metas de produção, produtividade e o mercado que se espera alcançar.





Fonte: Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161429/visualizar/