Publicidade cai 6,9% em 2009, mas cresce na web, aponta estudo
A internet será o único meio que registrará um aumento da receita publicitária, devido à reorientação dos leitores da imprensa escrita para as versões digitais, o que significará uma redução das despesas publicitárias previstas em até 12%.
A imprensa escrita será a que mais sofrerá com a queda da publicidade, afirmou a agência, em um relatório.
No entanto, a internet registrará ao longo deste ano uma desaceleração do crescimento de sua receita publicitária, já que aumentará em 8,6%, frente ao 20,9% que o meio registrou em 2008.
"Desde as últimas previsões de dezembro, a situação do mercado mundial da publicidade se deteriorou notavelmente", afirmou a ZenithOptimedia, acrescentando que "estamos em meio a um período de severa contração das despesas publicitárias".
A televisão continuará como a mídia mais escolhida pelos anunciantes, e sua porção de mercado passará de 38,1% para 38,6%. Apesar disso, haverá queda do volume de receita publicitária, e as redes terão que enfrentar o aumento do número de concorrentes, destacaram os responsáveis do relatório.
"Se os governos conseguirem suprimir os ativos 'podres' [com alto risco de calote] que contaminam os mercados de crédito, e se seus programas de relançamento reativarem o crescimento econômico, então os anunciantes deveriam começar a retomar a confiança", segundo a ZenithOptimedia.
A agência prevê um crescimento das despesas publicitárias mundiais de 1,5% em 2010 e de 4,5% em 2011, "prognósticos que deverão ser revistos à luz de novas informações".
Comentários