Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Abril de 2009 às 11:22

    Imprimir


A maioria dos americanos confia na gestão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para tirar o país da pior crise desde a Grande Depressão, na década de 1930, e acham que tem uma estratégia concreta para enfrentá-la, segundo pesquisa da rede americana de TV CNN e da Opinion Research Corporation, divulgada nesta terça-feira.

De acordo com a pesquisa, 58% dos americanos apoiam as iniciativas do governo para reativar a economia, enquanto apenas 24% dos americanos acham que os republicanos no Congresso têm uma estratégia definida para enfrentar a recessão.

Quase três em cada quatro cidadãos entrevistados acham que o Partido Republicano não tem um plano concreto que contribua para recuperar a estabilidade e o crescimento econômico do país.

A pesquisa indica que os republicanos não consideram que Obama tem um plano claro para estimular a economia frente à crise, mas acham o mesmo quando questionados sobre a estratégia de seu próprio partido --apenas 36% dos republicanos consideram que seu partido elaborou uma estratégia concreta e definida contra a crise, enquanto seis em cada dez acham o contrário.

Os democratas acusaram recentemente os republicanos de ser o partido "sem ideias", diante do que a oposição apresentou uma proposta orçamentária alternativa no Congresso.

A iniciativa republicana foi rejeitada pela maioria democrata, e planos semelhantes dos democratas na Câmara e no Senado foram aprovados sem nenhum voto republicano.

O pacote orçamentário de US$ 3,6 trilhões inclui muitas das prioridades de Obama, como um aumento na despesa em saúde, energia e educação.

Segundo a CNN, a pesquisa reflete a reação dos americanos à falta de apoio dos republicanos à iniciativa orçamentária democrata --a pesquisa mostra que 62% dos americanos consideram que o presidente se esforça suficientemente para cooperar com os republicanos no Congresso, mas, em fevereiro, a porcentagem que opinava isso era maior e chegava a 74%.

Frente a esse dado, apenas 37% afirmam que os republicanos fazem tudo o que podem para colaborar com Obama.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161570/visualizar/