Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Abril de 2009 às 23:05

    Imprimir


O porta-voz do presidente americano detalhou, nesta segunda-feira, os planos de Barack Obama de suspender restrições às viagens e aos envios de remessas a Cuba. De acordo com Robert Gibbs, a medida, prometida por Obama durante a corrida eleitoral, tem o objetivo de aproximar as familias cubano-americanas que vivem separadas em solo americano e em Cuba.

"O presidente encomendou aos secretários de Estado, Tesouro e Comércio, as medidas necessárias para levantar todas as restrições a essas pessoas, para que visitem seus parentes em Cuba e enviem dinheiro", disse em entrevista à imprensa Gibbs.

Segundo o presidente, "essas medidas são destinadas a estender a mão aos cubanos apoiando seu desejo de usufruir de direitos humanos básicos", explicou Gibbs.

As remessas poderão ter como destinatário qualquer cidadão de Cuba, com exceção de funcionários do regime. Além disso, acabam as limitações relativas à duração e à frequência das viagens à ilha. Outro ponto da iniciativa tomada por Obama prevê um aumento nas comunicações entre americanos e habitantes de Cuba, além da intensificação dos contatos para a implementação de serviços deste tipo na ilha.

Deste modo, aqueles que estiverem fora de Cuba e tiverem interessem poderão comprar telefones celulares para cubanos. A medida já tinha sido prevista após a visita de parlamentares americanos a Cuba. Ainda que, antes mesmo da decisão oficial, republicanos tenham criticado a postura do presidente e dos deputados democratas.

Durante a campanha presidencial, Obama se mostrou cético quanto às restrições a viagens e remessas, considerando-as ineficazes. Até o momento, porém, mostrou-se publicamente partidário do embargo comercial.

Com informações da AP, AFP e EFE.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161606/visualizar/