Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 13 de Abril de 2009 às 13:47
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


De 15 a 30 deste mês, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá abrir inscrições para 21.280 vagas para profissionais da Educação, na área de informática. As inscrições serão feitas por meio de um link no site da secretaria. As aulas ocorrerão em 15 municípios, nos Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) e Laboratórios de Informática Educativa das escolas.

Conforme o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, serão oferecidas 9.400 vagas para o curso de “Informática Instrumental: Linux Educacional”, com 40 horas e 10.880 vagas para “Tecnologias na Educação: ensinando e apreendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”, com 100 horas aula.

Os cursos são uma parceria da Seduc com o MEC, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado). Além de dotar todas as escolas com Laboratórios de Informática, a intenção do programa é propiciar a formação continuada dos profissionais da Educação, para que estes obtenham um melhor aproveitamento pedagógico dos recursos disponibilizados.

Edevamilton informa que o curso de Informática Instrumental será oferecido no modo presencial e a distância. O objetivo é familiarizar os professores para a utilização dos recursos básicos dos computadores com o Sistema Operacional “Linux Educacional” instalado. Dentre o conteúdo: editor de texto, apresentações multimídia, utilização de e-mail e pesquisa e análise de informações.

Já o curso de Tecnologias da Educação pretende oferecer subsídios teórico-metodológicos e práticos para que os participantes possam melhor compreender o potencial pedagógicos das TICs. O conteúdo prevê o planejamento e estratégias de ensino e de aprendizagem da integração dos recursos tecnológicos disponíveis, criando situações que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e ao conhecimento esperado em cada nível/série.

Além dos professores, os cursos têm como público alvo os assessores e coordenadores pedagógicos e diretores de escolas.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161656/visualizar/