Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Abril de 2009 às 09:17

    Imprimir


O aumento da população mundial nas próximas décadas exigirá do agronegócio maior produção para fazer frente às demandas de consumo por alimentos. Num cenário já anunciado pelas entidades representativas, seriam pelo menos dois caminhos a serem percorridos: estender as áreas cultiváveis - o que esbarra nas leis ambientais vigentes - ou fomentar o incremento à produtividade, sem desrespeito à legislação.

Para a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso está neste segundo panorama a alternativa para promoção do desenvolvimento econômico regional, estadual e mundial. Dados levantados pela Famato com entidades internacionais apontam que se até 2025 o número de habitantes da Terra estiver próximo a casa dos 8 bilhões, seria necessário ampliar em 140 milhões de hectares a área agricultável ou aumentar em 30% a produtividade. Conforme a federação, os custos crescentes da alimentação terão impactos diferentes nos sistemas produtivos e em regiões diferentes de produção.

O gerente do departamento técnico Luciano Gonçalves defende que Mato Grosso assumirá importante papel neste processo. “Podemos investir na qualidade de semente, na tecnologia da biogenética, diminuir custos de produção, aumentar o potencial genético das variedades, desenvolver pesquisas no manejo, no tratamento de sementes, no combate de doenças”, declarou, ao Só Notícias/Agronotícias.

O representante elenca que entidades de pesquisa também terão papel fundamental na evolução do agronegócio. “Estamos no rumo certo porque temos importantes e competentes instituições científicas de pesquisa em nosso Estado e Brasil que estão nos proporcionando este incremento na produtividade”, salienta.

Gonçalves defende que “Mato Grosso participará de uma forma importante neste cenário internacional pois é o único Estado do Brasil que tem potencialidade de crescimento de forma sustentável. Se melhorarmos a produtividade da pecuária conseguiremos desobstruir áreas e produzir mais grãos, sem que tenhamos a necessidade abertura de novas áreas”.

Por outro lado, Gonçalves diz ser possível tais desafios serem superados havendo políticas agrícolas mais abrangentes. “Com as políticas corretas vamos conseguir assumir nosso lugar neste cenário internacional, gerar divisas, rendas. Elas precisam partir do governo federal”, pondera.

Os novos cenários da agropecuária brasileira apresentados pela Famato constam de dois desafios. O primeiro deles é agregar valor à produção agrícola e, o segundo, aumentar a produtividade da pecuária, com ênfase em Mato Grosso. A demanda de alimentos e biocombustíveis vêm assumindo papel significativo na tendência mundial de consumo.




Fonte: Só Notícias/Leandro J. Nascimento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161695/visualizar/