Triplica número de empresas inadimplentes no mundo em 2009
Nesta semana, a Ford completou uma oferta de aquisição de parte da sua dívida, o que a agência considerou como uma renegociação sob pressão, equivalente a um descumprimento do pagamento. Das 77 empresas com irregularidades de pagamento neste ano, 18 (ou 23%) correspondem a substituições de dívidas por impossibilidade de pagamento nos prazos acordados.
"O abrupto aumento dos descumprimentos reflete um agudo declive dos fundamentos econômicos e das perspectivas de lucros, assim como a persistência do congelamento do crédito, que na prática freou os empréstimos a devedores com qualificações especulativas," disse Diane Vazza, diretora do grupo de pesquisa mundial de renda fixa da S&P.
"Um grande número de descumprimentos se concentrará provavelmente nos dois ou três primeiros trimestres de 2009, como conseqüência desses fatores, que se juntam com as ofertas de troca sob pressão," acrescentou.
No artigo, a S&P diz que em nível regional os Estados Unidos lideram os calotes no ano, com 53 (pouco mais de dois terços do total). Em seguida, vieram os mercados emergentes (11 empresas) e a Europa (6).
Em 27 dessas 77 empresas, houve falência, e nos demais casos foram dívidas não-quitadas ou substituições de títulos sob pressão.
Os descumprimentos de dívidas subiram 3,5 vezes desde o começo do ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Comentários