Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Abril de 2009 às 08:33

    Imprimir


Ao menos nove pessoas morreram neste sábado e 32 ficaram feridas em um atentado suicida contra um quartel conjunto de milicianos tribais e do Exército iraquiano em Iskandariya, no sul do Iraque, informaram fontes policiais.

Segundo as fontes, um terrorista detonou um cinto de explosivos em meio a um grupo de membros de um Conselho de Salvação --milícias tribais sunitas-- que faziam fila no centro para receber o salário.

As fontes disseram que, entre as vítimas, há soldados iraquianos e milicianos tribais e que os feridos, vários deles em estado grave, foram levados a hospitais da Província de Babel, onde fica Iskandariya.

Em 2 de abril passado, o governo iraquiano assumiu o controle total dos Conselhos de Salvação, depois que o Exército dos Estados Unidos, que as financiava e supervisionava, terminou sua transferência.

Além disso, as fontes indicam que pelo menos um homem morreu e uma mulher ficou ferida em confrontos entre uma patrulha militar americana e milicianos de um Conselho de Salvação na aldeia de Al Haq, perto de Iskandariya. O Exército americano ainda não confirmou.

Há dois anos, Iskandariya, 50 quilômetros ao sul de Bagdá, era considerada uma das cidades do "triângulo da morte", que incluía também Latifiya, Mahmudiya e Yusifiya, e que era palco de frequentes ataques insurgentes contra as forças americanas e iraquianas.

O atentado deste sábado ocorre após um dia especialmente violento no Iraque, com a morte de cinco soldados americanos e dois policiais iraquianos em um ataque em Mossul, no norte do Iraque.

Na quinta-feira passada (9), o país árabe lembrou o sexto ano da derrubada do regime do falecido ditador Saddam Hussein (1979-2003), após a invasão dos EUA.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161794/visualizar/