Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 10 de Abril de 2009 às 23:40
Por: Abdi Guled - Mogadíscio

    Imprimir




Piratas somalis que mantêm um refém norte-americano em um barco salva-vidas à deriva pediram US$ 2 milhões pelo resgate, disse nesta sexta-feira um pirata em terra ligado aos seqüestradores.

Falando à Reuters do porto de Haradheere, o pirata também afirmou que outros piratas estão levando um navio alemão seqüestrado, de tripulação estrangeira, para o local no Oceano Índico onde está o barco salva-vidas, que está sendo monitorado por forças navais dos Estados Unidos.

Durante a noite, o capitão que é mantido como refém no barco salva-vidas, Richard Phillips, pulou no mar, mas pelo menos um pirata rapidamente o seguiu e o trouxe de volta, disse uma fonte militar.

"Ele não foi muito longe", disse o oficial à Reuters.

O grupo de piratas que mantém Phillips no Oceano Índico, distante da costa somali desde quarta-feira, permaneceu desafiador apesar da chegada de embarcações da Marinha dos EUA e de outros países à área.

"Não temos medo dos americanos", disse um dos piratas à Reuters por telefone via satélite. "Nós nos defenderemos se formos atacados."

Apesar da declaração, os grupos marítimos que acompanham a saga - na primeira vez que piratas somalis capturam um norte-americano - dizem que o desfecho mais provável é uma solução negociada, possivelmente envolvendo um salvo-conduto em troca do refém.

Quatro piratas mantêm Phillips (um ex-taxista de Boston) como refém desde quarta-feira, após uma tentativa fracassada de seqüestrar o cargueiro Maersk Alabama, de 17 mil toneladas, a centenas de quilômetros da costa da Somália.

O barco salva-vidas do cargueiro ficou sem combustível.

Duas embarcações com piratas fortemente armados foram para o local em solidariedade aos quatro do barco salva-vidas, mas estão muito nervosos para se aproximar em razão da presença de embarcações militares estrangeiras incluindo o destróier USS Bainbridge.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161817/visualizar/