Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 02 de Abril de 2009 às 10:03

    Imprimir


O aquecimento global trará consequências catastróficas também para Mato Grosso. Os efeitos poderão ser percebidos principalmente com as alterações nos ciclos das chuvas, que ficarão cada vez mais escassas, e nas temperaturas absolutas mais altas. Não está longe. Se as condições favoráveis ao fenômeno não forem contidas imediatamente em todo mundo, de maneira planejada e sistemática, os prejuízos começam a ser vivenciados nos próximos 20 anos. Segundo o representante do Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Gilvan Meira Filho, as plantas e os animais sentirão primeiro, por isso muitas espécies serão extintas. Diversas áreas poderão virar deserto e haverá escassez de água "O ser humano acha que por ser mais inteligente e ter mobilidade não vai ser afetado, o que é um triste engano, todos estamos interligados".

O tom era de preocupação durante a abertura do o 14º Katoomba Global Meeting, sediado em Cuiabá. O evento começou ontem e segue com programação até o final da tarde hoje, no Centro de Eventos do Pantanal. Para o presidente do grupo e presidente da Organização Não-governamental (ONG) Forest Trends, o ambientalista Michael Jenkins, não é tarde para buscar meios de reverter a situação, ao contrário, a partir de uma consciência global cada um pode começar a fazer a sua parte, inclusive os governos, ao criar alternativas sustentáveis de desenvolvimento da economia. O desmatamento das florestas tropicais é responsável por 20% da emissão de gases do efeito estufa, pelo menos 70% desse total é praticado no Brasil, mais na região da Amazônia, daí vem a necessidade dos Estados envolvidos criarem políticas públicas com metas, prazos e recursos para valorizar as "florestas de pé".

O governador Blairo Maggi participou dessa mesma conferência no ano passado, em Washington, e sugeriu aos organizadores na época que para 2009 as discussões estivessem mais próximas das áreas envolvidas e geralmente criticadas, até para conhecer a realidade local.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162276/visualizar/