Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Abril de 2009 às 14:39

    Imprimir


O Brasil não quer continuar dependendo apenas do dólar americano como moeda de referência para suas reservas cambiais e o comércio, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos jornalistas no trem que o levou de Paris a Londres, onde participará da reunião do G20 (grupo dos países ricos e principais emergentes) que começa amanhã.

"Me interessa que tenhamos mais de uma moeda de referência e que não continuemos dependendo apenas do dólar", afirmou Lula, consultado sobre a posição da China.

O governo chinês pediu recentemente que se adote uma nova moeda de reserva internacional para substituir do dólar, estabilizar o clima monetário mundial e proteger suas gigantescas reservas cambiais.

Lula disse que vai esperar para ver a proposta do presidente chinês Hu Jintao a respeito disso na cúpula do G20. Ele deu como exemplo os acordos que o Brasil fez com a Argentina para realizar intercâmbios comerciais em moeda local.

Além disso, Lula afirmou que o Brasil está disposto a reforçar o FMI (Fundo Monetário Internacional). "Se for necessário dar dinheiro (ao FMI) e se isso não diminuir nossas reservas, não vemos problema algum", disse.

Consultado sobre a nova linha de crédito de US$ 47 bilhões que o México solicitará ao Fundo, o presidente esclareceu que o "Brasil não precisa [de uma linha de crédito do FMI] porque tem reservas suficientes."

O ministro da Fazenda Guido Mantega, que acompanha Lula, declarou que é preciso discutir ainda a quem o FMI emprestará dinheiro e sob que condições o Brasil concederá esses fundos. O Brasil acha que esses recursos devem ser concedidos preferencialmente aos países emergentes.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162318/visualizar/