Mercado brasileiro de computadores cresce 10,6% em 2008
O mercado de computadores no Brasil registrou um crescimento de 10,6% em 2008, em com um total de 11,8 milhões de unidades comercializadas, conforme levantamento da consultoria IDC. Em 2007, as vendas somaram 10,6 milhões de unidades entre PCs e notebooks.
Os notebooks, segundo a consultoria, tiveram um crescimento de 108% nas vendas em relação ao ano anterior. No ano passado, foram 3,2 milhões de unidades vendidas --em 2007, as vendas chegaram a 1,5 milhão. Já a venda dos netbooks somou 100 mil unidades, representando cerca de 3% do mercado de notebooks.
"O volume de netbooks ainda é baixo, com poucos fabricantes em cena, mas este cenário deve mudar neste ano e o mercado deve dobrar de tamanho até 2010", analisa Luciano Crippa, analista responsável pelo estudo. O mercado no Brasil ainda é pequeno, mas na Europa, Oriente Medido e África, por exemplo, as vendas atingiram 7 milhões de unidades.
Para ele, uma série de fatores contribuiu para que o desempenho não fosse melhor. "A crise econômica, a queda no crédito, principalmente em outubro e dezembro, e o ligeiro aumento nos preços deixaram o consumidor pessimista que, consequentemente, freou as compras", explica.
A expectativa para 2009, segundo o analista, se refere a um ajuste dos fabricantes em suas estratégias de vendas. Assim quem poderá se beneficiar será o consumidor, uma vez que deve haver uma política de preços mais agressiva. Já para 2010, o mercado deve se recuperar da queda.
Comentários