ANP contrata empresas para realizar estudos na bacia Parecis
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou oficialmente a contratação da Brain Tecnologia para o levantamento de dados sísmicos na bacia Parecis, na área do rio Teles Pires. Para o aerolevantamento na bacia do Paraná, inclusive nas regiões que estão em Mato Grosso, foi contratado o consórcio constituído pelas empresas Aerogeophysica Latinoamericana e Lasa Engenharia e Prospecções. As empresas licitadas já estão na região, sendo que os estudos finais apresentados apontarão a real capacidade econômica de exploração dos combustíveis no Estado. As informações foram passadas pela diretora da ANP, Magda Chambriard, ao governador Blairo Maggi na última semana.
Ela explica que uma das atribuições da ANP é a promoção de estudos detalhados sobre as bacias sedimentares no país, incluindo as com direito de exploração já leiloados. A bacia Parecis possui área total de 14.381 Km². Ela foi dividida em seis lotes que foram leiloados pela ANP em dezembro de 2008, todos vencidos pela Petrobrás. As contratações anunciadas fazem parte do plano plurianual 2007 – 2012 da Agência, que contempla serviços de aquisições de dados e informações geológicas.
Os estudos da ANP indicam a existência de um sistema petrolífero ativo na área do rio Teles Pires, também sendo cogitada a geração de hidrocarbonetos em rochas com mais de 600 milhões de idade. As cidades que devem ser o maior foco da atividade de exploração são Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Paranatinga, Rosário Oeste, Sorriso e Santa Rita do Trivelato.
O peso do setor petrolífero triplicou dentro do Produto Interno Brasileiro (PIB) nos últimos dez anos. As reservas de petróleo saltaram de 7,1 bilhões de barris em 1997 para mais de 14 bilhões de barris em 2008.
Comentários