Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 28 de Março de 2009 às 12:47

    Imprimir


Aquisição de equipamentos soma a outras duas patrulhas que irá atender agricultura familiar

Já está no município de Santo Afonso, uma nova patrulha mecanizada, composta por um trator de 85 cv, com tração 4x4 e quatro cilindros, além de grade aradeira, roçadeira hidráulica, carreta agrícola, plantadeira/adubadeira e grade niveladora, ao custo total de R$ 152 mil reais, deste total R$ 16 mil reais, são de contrapartida do município. Os recursos são do Ministério da Agricultura (MAPA), através do PAS e foram liberados pela Caixa Econômica Federal.

Agora já são três patrulhas mecanizadas que atenderão a Zona Rural do município, principalmente os assentamentos, nos projetos e programas da agricultura familiar. Para o governo municipal a nova aquisição vai melhorar o serviço de assistência as propriedades, principalmente aos pequenos proprietários rurais, que na sua grande maioria não possuem condições de contratar os serviços para preparar a terra para o plantio, encontram dificuldades para desenvolver suas atividades. O atendimento coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, é desenvolvido em forma de parceria, o município entrsenvolvido em forma de parceria, o municipio ue ficar

O município é um dos grandes produtores de leite da região e com forte produção agrícola, a grande maioria em pequenas e médias propriedades, produzindo soja, milho, arroz, banana, entre outras culturas.

O prefeito municipal, Silvio Souto, salientou que nas terras de Santo Afonso, tudo que se planta dá, dada à qualidade das terras do município. Ele citou como exemplo, uma pequena propriedade do Senhor. Nenê e de Dona Udi, onde se encontram muitas variedades de frutas com boa qualidade. Um cacho de banana da qualidade nanica (foto) chega a produzir 214 bananas, pesando 47 kg. Uma goiaba, produzida na mesma propriedade pode chegar a até 400 gramas.

“Como se pode constatar nossas terras são boas, mas às vezes falta assistência técnica e maquinário para o preparo da terra, e nosso governo pretende mudar esse quadro oferecendo condições para que se produza com qualidade” disse o gestor municipal.

O Secretário de Agricultura, Ziquinha, fez questão de afirmar que a riqueza local é muito grande, faltando apenas às condições para que o produtor tenha como plantar e aumentar a renda rural. “Pela superioridade na qualidade das frutas como laranjas, poncãs, acerolas, cocos da bahia, limões, cajás manga, abacaxis, nós podemos nos tornar grandes produtores de hortifrutigranjeiros, abastecendo não só o mercado interno, mas outras regiões do estado” ressaltou.

A administração municipal vai incentivar a produção agrícola, para fortalecer a agricultura de Santo Afonso, através de várias frentes, como forma de gerar emprego e renda.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162544/visualizar/