PF prende três em MT em operação contra tráfico de drogas
A PF (Polícia Federal) realiza uma operação nesta terça-feira com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas em cinco Estados. Até as 10h, haviam sido presas dez pessoas no Tocantins e três no Mato Grosso. Ao todo, serão cumpridos 18 mandados de prisão preventiva - entre empresários, pilotos e policiais - e 30 de busca e apreensão.
Batizada de Face Oculta, em referência à participação de policiais que ofereciam proteção ao esquema, a operação realiza os mandados em Mato Grosso, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Segundo a PF, as investigações revelaram que pistas clandestinas - construídas em Estados da região Norte do país-- foram usadas como base para o recebimento de drogas que vinham da Bolívia.
A distribuição de entorpecentes era feita pela malha rodoviária, especialmente para os Estados de São Paulo, Pará, Maranhão, Ceará, Goiás e Tocantins. As investigações foram iniciadas em julho do ano passado quando foram apreendidos cerca de 400 kg de cocaína. O objetivo das buscas é apreender drogas, armas e documentos relacionados às atividades criminosas, inclusive de bens adquiridos pelo grupo com o lucro do tráfico, como fazendas e casas.
Os detidos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, financiamento para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, posse ilegal de armas, com penas que podem passar de 30 anos de prisão. Dentre os envolvidos no tráfico estão empresários, pilotos e policiais, além de pessoas especialmente dedicadas ao tráfico de drogas.
Comentários