Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Março de 2009 às 09:34
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


Aproximadamente 150 profissionais, entre técnicos e secretários municipais de assistência social, de 118 municípios participam em Cuiabá de uma capacitação sobre o programa Projovem Adolescente. O evento acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso e encerra na quarta-feira (25.03). Em 2009, o programa pretende atender mais de três mil jovens de 124 municípios.

Em 2008, o ProJovem Adolescente atendeu 1.500 jovens de 54 cidades. Este ano houve uma expansão do programa para mais 70 municípios, que cumpriram os requisitos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Tanto os municípios que já tinham o programa quanto os que irão começar a ofertá-lo participam da capacitação.

A ênfase da capacitação será para ações que favoreçam a emancipação dos jovens e a inserção no mercado de trabalho, informou o secretário-adjunto de Assistência Social da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), José Rodrigues Rocha Júnior, que na ocasião substituiu a secretária Terezinha Maggi. “Através da participação cidadã, da inclusão digital, estamos trabalhando para a emancipação desses jovens e suas famílias. O foco da assistência social é exatamente a emancipação”, destacou o secretário.

Representando o MDS, a assessora Rejane de Oliveira explicou que as ações do programa são voltadas para uma compreensão ampla do mundo do trabalho. “Na inclusão digital, por exemplo, eles podem desenvolver além das habilidades técnicas, as sociais, que as ajudarão no futuro em qualquer profissão”.

A assistente social e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Alto Taquari, Célia Cristina Ferreira, espera, durante a capacitação, ter a oportunidade de conhecer a fundo o ProJovem. Apesar das demandas existentes para atender a esse público, o município ainda não tem nenhum programa direcionado à juventude, apenas às crianças. “Temos observado o aumento do número de registros de jovens envolvidos em ocorrências como furtos e uso de drogas. Os professores da rede pública reclamam de comportamentos inadequados. E esse programa vai nos ajudar a responder às necessidades da nossa juventude”, explicou a assistente social.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162841/visualizar/