Com o intuito de centralizar e padronizar a troca de informações sobre apenados na Paraíba, entre presídios, cadeias e órgãos do poder público de João Pessoa, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) está implantando o Sistema de Integração da Administração Penitenciária (SIAPEN). Com a tecnologia biométrica, visitantes também serão cadastrados.
O Secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, enfatizou que o sistema irá interligar informações com diferentes equipamentos de segurança, o que deve auxiliar no combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. “Portanto, é mais um passo importante para a implementação de novas estratégias de atuação e consequentemente, representa a melhoria da prestação de serviços no sistema penitenciário”.
O sistema, que utiliza a tecnologia biométrica, já está funcionando em seis unidades prisionais e foi cedido pelo Ministério da Justiça, devendo ser ampliado para todo a Paraíba. Um dos módulos é destinado às consultas de informações dos apenados já cadastrados, como um prontuário digital com fotografia e histórico. O outro além de apresentar o cadastro, permite o acompanhamento de diferentes serviços, como a situação disciplinar, clínica médica, educação, acompanhamento jurídico, serviço social, trabalho e terapia ocupacional.
Os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Distrito Federal já utilizam o sistema. Na Paraíba, está implantado nas unidades prisionais Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes – PB1 e PB2, Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Julia Maranhão, Penitenciária de Segurança Média Dr. Hitler Cantalice, Instituto de Psiquiatria Forense (IPF) e Presídio Regional de Guarabira.
Comentários