São Paulo derrota o Defensor e assume a liderança do grupo
Com sete pontos conquistados, depois de empate na estréia contra o Independiente de Medellín e vitórias sobre América de Cali e Defensor, ambas como visitante, o time paulista abre três de vantagem sobre os rivais. Além disto, tem a vantagem de atuar dois dos três jogos diante de sua torcida, no Morumbi, onde possui histórico altamente favorável na competição.
Auxiliado por conselhos de ex-ídolos da torcida tricolor, os uruguaios Lugano e Forlán, o São Paulo sofreu com a pressão dos mandantes, principalmente no segundo tempo, mas novamente conseguiu deixar Montevidéo com um resultado favorável. Nas cinco ocasiões anteriores que encarou adversários do país, venceu quatro vezes e empatou uma. A última derrota ocorreu há 27 ano, contra o Peñarol, na capital paulista.
Se na vitória anterior tricolor na Libertadores quem brilhou foi Washington, que marcou duas vezes em Cali, desta vez apareceu a regularidade do atacante Borges, que anotou o único gol da partida e chegou aos três na competição continental. Herói do empate na estréia contra os colombianos, o camisa 17 também deixou a sua marca contra o América e mantém a média de um tento por jogo na Libertadores.
O gol que definiu o resultado em Montevidéo saiu aos 39min da primeira etapa, em lance que o volante Jean saiu da marcação adversária e abriu na esquerda para Borges. Em posição legal e livre de marcação, o centroavante bateu forte com a perna esquerda e acertou o ângulo do goleiro Martín Silva. Em vantagem, o time do Morumbi foi pressionado até o apito final, mas garantiu os três pontos.
Terminado o primeiro turno da fase inicial da Libertadores, o Grupo 4 só voltará a ter movimentação no mês de abril. Ainda com uma partida a menos que os demais adversários, São Paulo e Defensor voltarão a medir forças no dia 9, desta vez no Estádio do Morumbi, na capital paulista.
Gols
São Paulo: Borges, aos 39min do 1º tempo
Esquema Tático do Defensor
4-4-2
Martin Silva; Pablo Pintos, Curbelo, Rizzo e Ariosa; Marchant, Gaglianone (Ferreira), Amado e Diego de Souza (Vila); Mora (Navarro) e Vera; técnico: Jorge da Silva
Esquema Tático do São Paulo
3-5-2
Rogério Ceni; Renato Silva, Rodrigo e Miranda; Arouca (Richarlyson), Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar (Aislan); Washington e Borges; técnico: Muricy Ramalho
Cartões Amarelos
Defensor: Mora
São Paulo: Washington, Rodrigo, Junior Cesar, Jorge Wagner e Rogério Ceni
Árbitro
Carlos Amarilla (Paraguai)
Local
Estádio Centenario, em Montevidéo (Uruguai)
Comentários