Fundação MT lança Boletim de Pesquisa de Soja 2009
A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, acaba de lançar mais uma edição do Boletim de Pesquisa de Soja 2009. Com conteúdo inédito, o material traz assuntos pertinentes à cultura da soja. Escrito por profissionais altamente qualificados e gabaritados em suas respectivas linhas de pesquisas, o Boletim de Pesquisa de Soja 2009 é um material que toda pessoa envolvida direta ou indiretamente com a sojicultura tem de ter e usar.
Os mais variados assuntos sobre a soja estão distribuídos nas 346 páginas contidas no livro. É! A edição deste ano está maior. Isso porque, a Fundação MT se preocupou em agrupar no material tudo a respeito da soja. Além disso, todos os capítulos acompanham muitas ilustrações, com fotos, gráficos, quadros comparativos, mapas, tabelas, etc.
Resultados de pesquisas desenvolvidas em diversas instituições dão ao Boletim de Pesquisa de Soja o alicerce para que o leitor utilize as informações sem dúvidas de que o conteúdo do material é seguro, tem qualidade e é eficiente. Todas as novidades tecnológicas para a sojicultura são apresentadas por meio de artigos, análises e recomendações.
Os temas foram minuciosamente escolhidos a fim de atender as necessidades dos produtores rurais de Mato Grosso. A Fundação MT se preocupou em reunir informações sobra a sojicultura com fontes confiáveis, especialistas que conhecem a produção de soja no cerrado brasileiro e nas outras regiões do país.
Além de conter trabalhos de grande importância nas diversas áreas da atividade agrícola de soja, de ter artigos oportunos e de pesquisa, o Boletim de Pesquisa de Soja 2009 contém informações sobre as atividades da Fundação MT bem como sobre projetos e áreas de atuação da empresa.
Estas informações são encontradas na primeira parte do livro. “Fazendo história”, tema da apresentação da edição deste ano, chama a atenção do produtor sobre que história a classe agrícola está preparando para contar às gerações futuras. Na sequencia, o Presidente da Fundação MT fala sobre a crise mundial financeira e afirma que a Fundação MT está se preparando, desde sua criação, para prestar serviços e criar tecnologias que estejam intimamente ligadas ao sucesso e a felicidade da sociedade.
Seguindo esta linha de atuação da Fundação MT frente ao cenário mundial, o próximo texto relata os 15 anos de sucesso e amor da instituição pelo Estado de Mato Grosso, onde o leitor fica sabendo mais sobre os programas da empresas e desafios futuros. Ainda nesta parte de textos institucionais, o Boletim traz informações sobre a Tropical Melhoramento Genético (TMG), com quem a Fundação MT conduz seu programa de melhoramento genético. Há também informações sobre parcerias que a Fundação MT tem com empresas da Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela.
Na segunda parte do Boletim de Pesquisa de Soja 2009, intitulada de “A soja na nossa vida”, há assuntos sobre expectativas para este ano quanto as implicações do cenário macroeconômico internacional para a agricultura brasileira e para o mercado de soja. Há também textos sobre os custos ambientais da expansão da soja; sobre a demanda e produção de alimentos no mundo e ainda tem um texto sobre a bionergia.
“A produção de soja em Mato Grosso e no mundo” é o título da terceira parte do Boletim de Pesquisa de Soja 2009. Nesta, há textos sobre a área plantada no mundo com soja, a produtividade e projeções em longo prazo; há também texto que contempla os aspectos econômicos da produção, comercialização e utilização da soja; A terceira parte fecha com um texto sobre as regiões produtoras de soja em Mato Grosso.
A última parte do Boletim denominada “Pesquisa Agrícola” tem artigos sobre a tecnologia Inox, cultivares (convencionais e transgênicas) da Fundação MT, custo de produção, doenças, fungicidas, pragas, plantas daninhas, nutrição e adubação, rotação de cultura, integração lavoura-pecuária, tecnologia de aplicação, colhedeiras, plantadeiras. Há também nesta última parte, textos que discutem o conceito de tecnologia: “É insumo? É máquina ou conhecimento?”. Um caso de sucesso em produção e produtividade é relatado nesta parte do Boletim que contém também um texto sobre o desafio da máxima produtividade.
Comentários