Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Março de 2009 às 19:16
Por: Lidiana Cuiabano

    Imprimir


Membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) se reuniram nesta terça-feira (17.03) na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para discutir a implantação dos GGIs municipais e a elaboração das etapas municipais e estadual da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública.

O primeiro assunto discutido foi a implantação dos GGIs municipais, que é uma forma encontrada pela Sejusp de expandir as ações do Gabinete de Gestão Integrada, e “mostrar as várias possibilidades de atuação do poder público local dentro do município”, explicou o secretário executivo do GGI, major BM Vagner Santino.

A meta da Sejusp com a implantação dos GGIs municipais é obter uma política de segurança nos 12 polos municipais do Estado. “O GGI regional irá gerenciar e coordenar as ações desses GGIs municipais, que cuidarão das ocorrências diárias dos seus municípios”, disse o secretário adjunto de Segurança Pública, cel PM Antônio Moraes.

Primavera do Leste foi a quinta cidade a ter um GGI municipal criado pela Sejusp, que no último mês implantou gabinetes nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. O primeiro a ter o Gabinete de Gestão Integrada municipal foi Várzea Grande, em janeiro deste ano.

As ações do GGI em 2008 comprovam porque Mato Grosso é considerado um exemplo a ser seguido pelos demais estados do país. “Apenas Mato Grosso tem modelo de GGI regionalizado, estando a frente de outros estados brasileiros”, enfatizou a diretora geral adjunta da Polícia Judiciária Civil, Thaís Camarinho.

Com a municipalização do Gabinete de Gestão Integrada o município contemplado poderá pleitear e inserir projetos diretamente no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que trabalha com ações de redução, prevenção e combate à criminalidade, aliando atividade de segurança e sociais.

AÇÕES INTEGRADAS - Além de ser o primeiro do Brasil a promover a regionalização dos trabalhos, o GGI de Mato Grosso é o primeiro a municipalizar as atividades, chamando sociedade e poder público a discutir em conjunto ações para a segurança pública.

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem.

Desde que foi criado pelo Ministério da Justiça no ano de 2003, o GGI vem promovendo a interlocução dos planos nacional e estadual de segurança pública. O GGI-MT foi o segundo criado no país (o primeiro foi o GGI do Espírito Santo).

Os gabinetes integrados regionais funcionam em Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis.

META - Para 2009, os objetivos do Gabinete de Gestão Integrada são trabalhar na intensificação de operações integradas, dar prosseguimento à Campanha Nacional de Desarmamento e a realização da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública. O GGI também planeja o desenvolvimento de ações com os Conselhos Comunitários de Segurança, buscando a aproximação de líderes comunitários. As etapas municipais e estadual da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública foi outro assunto explanado durante a reunião do GGI nesta terça-feira (17.03) na Sejusp.

Nas últimas semanas, representantes da Comissão Organizadora estiveram presentes em alguns municípios polo do Estado com intuito de estimular e mobilizar a sociedade a participar da 1ª Conferência, iniciando discussões que envolvem poder público, trabalhadores da segurança pública e sociedade civil.

Na reunião desta terça-feira, os membros do GGI conheceram os sete eixos temáticos que serão debatidos nas etapas municipais e estadual da Conferência, além da Conferência livre, que reunirá Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e Polícia Comunitária, em Cuiabá.

DADOS – O principal foco do GGI é abrir diálogo entre sociedade civil e instituições do poder público e da segurança pública. Para tanto, as ações das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Estadual, Corpo de Bombeiros, entre outras, também são apresentadas nas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada.

Como parte desse processo de integração, ao final do encontro na Sejusp, a diretora geral adjunta da Polícia Judiciária Civil, Thaís Camarinho, apresentou aos membros do GGI o fechamento das ocorrências de roubos e furtos de veículos em Cuiabá e Várzea Grande, num comparativo dos primeiros meses de 2008 e 2009.

Segundo a diretora adjunta, as estatísticas apontam que nos três primeiros meses do ano passado e deste ano foram recuperados 284 veículos pela Polícia Judiciária Civil.

Finalizando o encontro, a diretora metropolitana da PJC, Vera Rotilde, falou sobre as operações que estão sendo realizadas no combate aos crimes de roubos e furtos de veículos nas rodovias de Mato Grosso, além das operações contra o tráfico de drogas e armas.





Fonte: Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163243/visualizar/