Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 17 de Março de 2009 às 14:26

    Imprimir


O Uruguai está entre os países mais bem posicionados da região para enfrentar a crise mundial, segundo análise do economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina, Augusto de la Torre, de acordo com a agência Ansa.

Ainda assim, La Torre considera que o comércio do país será atingido "com força" pela crise econômica mundial. "O Uruguai vai sentir os golpes no comércio, em parte porque o mundo se contrai e em parte porque os parceiros comerciais do país também contraíram sua demanda agregada", afirmou em declarações ao jornal El País.

No âmbito regional, segundo o economista, as dificuldades maiores são de "caráter político-social", já que será necessário um "esforço especial" da política pública para amortecer o impacto sobre a população mais desprotegida.

De acordo com o representante do Banco Mundial, os governos deverão ser "pró-ativos" para que os níveis de emprego e gasto não se contraiam mais do que necessário.

"Se a crise prosseguir, haverá impactos sobre o emprego e a renda. Isso ocorrerá ao longo de 2009, pois há restrições externas relevantes. Os governos estão intimados a otimizar as políticas sociais para proteger os mais pobres e evitar perdas dos benefícios sociais adquiridos nos últimos seis anos", declarou.

A América Latina "está em uma situação de maior segurança, tanto pela qualidade da política macroeconômica como da fiscal", já que "alcançou um grau de responsabilidade no manejo fiscal importante. Creio que com pouquíssimas exceções os países saberão como atuar", afirmou.

Na segunda-feira, o governo de Tabaré Vázquez anunciou uma série de medidas que priorizam a manutenção do emprego e o resguardo da capacidade produtiva para enfrentar os efeitos da crise mundial. As autoridades ratificaram suas expectativas de que o país cresça este ano aproximadamente 3%.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163267/visualizar/