Município de Nobres recebe equipamentos para o Parque Gruta da Lagoa Azul
O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, localizado no município de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá), recebe equipamentos no valor de R$ 30 mil reais. A transferência dos equipamentos, que serão incorporados ao patrimônio do Estado, faz parte do cumprimento do acordo estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta, celebrado entre uma empresária do setor hoteleiro da região e o Ministério Público. Em dezembro de 2007, a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente embargou as obras de construção da Pousada Jardim do Cerrado, na zona de amortecimento do Parque Estadual, na localidade de Vila do Bom Jardim, por falta de licença ambiental. “Então, com a intermediação do Ministério Público, foi firmado um TAC com a empresária, que se comprometeu a somente retomar a construção da pousada após a obtenção da Licença Ambiental. E, como forma de compensar os danos ambientais já provocados, doar à gerência do Parque Estadual, o valor de R$ 30 mil, que foram revertidos em equipamentos” explicou a gerente regional do parque estadual, Eunice Gugelmin.
Os equipamentos incluem móveis para escritório, um computador de mesa, um notebook, dois GPS’s, uma moto e dois capacetes, dois binóculos e uma máquina fotográfica, entre outros. “Estamos conseguindo através do trabalho em parceria com o Ministério Público e outros órgãos, meios para o cumprimento dos objetivos do Parque Estadual, que é entre outros o de proteção integral dessa área que possui um grande valor ambiental e de atrativos turísticos para a região”, disse Gugelmin. Ela lembrou que o Parque Estadual da Lagoa Azul continua fechado para a visitação pública, até que sejam concluídos os estudos espeliológicos da Gruta da Lagoa Azul - que irão definir as formas de utilização turística da gruta, em função da fragilidade de formações como essas -, e a implantação de estrutura física para melhor receber o público.
Parque Estadual
O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul foi criado pelo Decreto 1.472, de 2000, e homologado com a Lei 7.369, de 20 de dezembro de 2000, com o objetivo de conservar e preservar a fauna, a flora e as cavernas. Com área de 12.512 hectares, possui entre seus atrativos grutas e cavernas consideradas um patrimônio de grande importância ambiental, cultural e cênica, e apresentando ainda grande potencial turístico.Entre as cavernas localizadas dentro do Parque Estadual destaca-se a Gruta da Lagoa Azul.
Comentários