Novo rival do Google faz mais que busca
A Kosmix, uma nova e bem financiada empresa do Vale do Silício, é muitas vezes descrita em blogs e sites de notícia como uma ferramenta de busca que um dia pode rivalizar com o Google.
Por mais lisonjeira que essa noção possa parecer, ela irrita Venky Harinarayan e Anand Rajaraman, os fundadores da Kosmix. E não é porque outras novas empresas com assertivas similares ficaram irrisoriamente aquém das expectativas. É porque a Kosmix está tentando fazer algo bem diferente da tradicional busca na web.
"A busca faz o que faz muito bem", disse Harinarayan. "Não acho que possamos um dia competir com isso". A Kosmix, continuou, não trata de encontrar o melhor conjunto de documentos para uma específica palavra-chave ou frase. Em vez disso, seu objetivo é "dizer mais sobre alguma coisa", afirmou.
Após o internauta inserir uma palavra-chave ou tópico, a ferramenta da Kosmix reúne conteúdo de toda web para construir um tipo de enciclopédia multimídia na hora. Para muitas pesquisas, os resultados são bem satisfatórios e parecem que foram compilados por um editor humano, não um computador.
Se a Kosmix conseguir atrair um grande número de seguidores, a ferramenta pode ser o mais recente desafio, não para o Google, mas para uma longa lista de novas e antigas companhias de mídia lutando para manter suas audiências e ganhar a vida na internet.
A página inicial da Kosmix oferece uma mistura de notícia, entretenimento e outros conteúdos da web. Mas é na busca que a Kosmix se torna realmente interessante.
Digite "Kauai", por exemplo, e a Kosmix retornará uma página rica que inclui uma entrada do WikiTravel, um site de viagens comunitário; recomendações de restaurante do New York Times; fotografias e vídeos de serviços como Flickr e YouTube; clipes de áudio com músicas locais; resenhas de guias de viagem, serviços de hospedagem, entre outros; posts de blogs e mais. Ela também traz os principais resultados do Google e sugere uma lista de tópicos relacionados.
A quantidade de informação certamente pode ser avassaladora - uma página média pode ter 15 fontes de informação, cada uma com múltiplos itens. Mas se você está planejando uma viagem, pode ser um ótimo lugar para começar.
Uma busca por "dor nas costas" ou "Canon PowerShot" cria páginas semelhantemente detalhadas, mas o conteúdo é selecionado de um conjunto de fontes apropriadas a respeito dos tópicos. Como muitas outras companhias midiáticas online, a Kosmix lucra por meio da propaganda.
Vários outros serviços usam editores ou máquinas, ou uma combinação dos dois, para agregar o conteúdo de fontes múltiplas, incluindo, é claro, as ferramentas de busca tradicionais. Mas a força da Kosmix está na tecnologia especializada que dá suporte a seu serviço.
Ao vasculhar a internet, a companhia construiu uma enorme taxonomia, um conjunto de quase 5 milhões de categorias sobre tópicos cobrindo pessoas, locais, modelos automotivos, grupos musicais e tipos de queijo, entre outros.
A taxonomia inclui milhões de conexões mapeando a relação entre essas categorias. Isso permite à Kosmix reconhecer que Kauai não é apenas um lugar, mas também um popular destino de viagens, uma ilha tropical e um resort praiano. Com base nessas e em outras categorias, a ferramenta escolhe os tipos de fontes de conteúdo mais relevantes para uma pesquisa sobre Kauai e as organiza usando um algoritmo proprietário. Ela coleta esse conteúdo não apenas de websites, mas também de mais de mil serviços online especializados, sites de busca focados em um único assunto e bancos de dados conectados à internet.
A Kosmix avança bastante na resposta ao desafio proposto pela proliferação do conteúdo online - um desafio que muitas companhias de mídia enfrentam, sem sucesso, colocando links de outros sites junto a seu próprio conteúdo.
"Com a explosão da informação na web, é muito difícil ter uma função editorial apenas com humanos", disse Harinarayan. "Oferecemos um editor automatizado para qualquer tópico."
É nesse aspecto que a Kosmix pode se tornar uma dor de cabeça para as companhias midiáticas. A Kosmix oferece páginas muitas vezes tão detalhadas e relevantes quanto as que as companhias gastam fortunas para criar - especialmente aquelas em categorias populares e lucrativas como viagem, esporte, saúde e eletrônicos. É claro que, como um agregador que não cria conteúdo, a Kosmix encaminha usuários para outros sites de mídia. Mas se ela se estabelecer como um grande destino online, também vai competir com eles.
No final de 2007, um ano antes de oferecer o serviço Kosmix ao público, a companhia testou a mesma tecnologia em um serviço mais específico chamado RightHealth, focado em informação sobre saúde. Um ano mais tarde, o RightHealth se tornaria o segundo site de saúde mais visitado, atrás do WebMD, segundo a Hitwise, uma companhia de acompanhamento de audiência.
Alguns analistas ficaram impressionados, mas alertaram que pode ser mais difícil para a Kosmix se estabelecer como competidora de poderosos produtores de conteúdo em múltiplas categorias.
"Agora, eles lidam com uma série de sites diferentes", disse Charlene Li, fundadora da Altimeter Group, consultoria de estratégia digital. "As pessoas vão gostar disso, mas vão precisar lembrar de voltar para lá para todos os tipos de pesquisa."
Semana passada, a Kosmix lançou outro serviço, o MeeHive, que aplica a mesma tecnologia para criar um site de notícias. Ele permite adaptar o serviço ao interesse das pessoas em níveis mais avançados do que agregadores de notícia tradicionais como Google News e MyYahoo.
Quando perguntado se a abordagem da Kosmix era motivo de preocupação para companhias de mídia, Rajaraman respondeu: "É uma pena, mas é a vida. O mundo da mídia está em transição e transições não são confortáveis".
Tradução: Amy Traduções
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