Medo de lesões interrompe "Ronaldomania" no Corinthians
A "Ronaldomania" está temporariamente suspensa. Depois de quase um mês o camisa 9 do Corinthians sai de cena e não estará num jogo do time. Mano Menezes anunciou que não levará o atacante para o jogo de domingo contra o Santo André, no estádio Bruno José Daniel. Ronaldo não ficará nem no banco de reservas e está liberado até da concentração do elenco para o duelo.
"Não vou relacioná-lo. Isso está dentro daquilo que a gente vinha fazendo", afirmou o treinador corintiano após o treino de sexta-feira no CT do Parque Ecológico do Tietê.
Mano explicou que o principal motivo para interromper a sequência de aparições de Ronaldo em campo depois de três jogos é a necessidade de poupar o centroavante para prevenir lesões musculares.
"Precisamos ter conhecimento técnico para utilizá-lo e ser profissional com essas questões. Se algo acontecer fora daquilo que a gente quer sou eu que vou ser criticado", declarou. "Daria para termos deixado em campo 90 minutos no último jogo, mas tem que ter sensibilidade para não correr riscos desnecessários."
Segundo o comandante corintiano, para a decisão de excluir Ronaldo do jogo com o Santo André foi levado em conta o histórico do jogador em suas outras recuperações, quando ele sofreu com contusões musculares.
"Lesão não é um bicho papão que fica na nossa frente mas a gente aprende com a trajetória de cada atleta. Talvez lá atrás a empolgação tenha passado um pouquinho do ponto."
Ronaldo está liberado da concentração e de acompanhar a delegação corintiana até o ABC paulista. O jogador, no entanto, deverá treinar em dois períodos, da mesma maneira que vinha fazendo antes de estrear em Itumbiara.
"Nós não precisamos aumentar a carga de trabalho. Ele vai trabalhar normalmente. No domingo, não. Mas ele vai fazer um trabalho quando o restante do grupo já estiver concentrado", afirmou Mano.
O treinador explicou ainda que a estratégia de poupar Ronaldo de alguns jogos deverá ser adotada outras vezes, mas sem uma periodicidade definida. De acordo com o técnico, essa é uma medida necessária para que o camisa 9 possa perder mais alguns quilos, entrar definitivamente em forma e, só a partir de então, passar a ser escalado regularmente como titular e jogar finalmente durante uma partida inteira.
"Precisamos aproveitar esse momento de motivação alta dele para percorrer esse último momento. É difícil perder esses últimos quilos na reta final. É hora de apertar mais, de tomar mais cuidado", afirmou Mano.
Comentários