Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Março de 2009 às 12:56
Por: Vanice Marques*

    Imprimir


O ano de 2009 já é um marco para o turismo mato-grossense. O Estado está em evidência na mídia nacional devido ao fato de ser um dos mais fortes concorrentes para se tornar sede da Copa de 2014, um evento que certamente entrará para a nossa História como um divisor de águas. Todos os olhares do mundo estarão voltados tanto para as nossas belezas naturais, quanto para as nossas riquezas culturais.

Belezas e riquezas que já a partir desta segunda-feira (16) estarão sob os olhares de todo o Brasil, com a estréia da nova novela das seis da Rede Globo, Paraíso. A equipe de produção da novela esteve aqui por duas vezes no ano passado e neste ano pesquisando e gravando imagens do nosso “cenário” natural, único e completo por unir Pantanal, Cerrado e Amazônia.

Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães foram municípios escolhidos pela produção. Aspectos singulares da fauna, da flora e também da cultura dessas regiões, como os costumes e o modo de falar, estarão evidenciados. A novela vai trazer locais nunca filmados anteriormente, e revelar tesouros que nós mesmos não sabíamos que existiam.

Nosso chão e nossa população estarão valorizados. E será um orgulho para o povo mato-grossense assistir e ver a nossa bandeira sendo mostrada para todo o Brasil, numa produção de qualidade assinada por um dos maiores escritores do país, que é Benedito Rui Barbosa. Além disso, artistas locais estão fazendo parte da novela e tendo a oportunidade única de mostrar o seu talento para todo o país.

Mato Grosso não raro é motivo de notícias negativas na mídia nacional, mas desta vez será bem diferente. Os nossos cenários vão enriquecer a novela e serão enriquecidos por ela. Todos os que ainda não conhecem o estado verão que as notícias parciais não refletem a realidade. Muito pelo contrário: distorcem-na. E depois de conhecer Mato Grosso através da novela, o passo seguinte será conhecê-lo pessoalmente.

Foi assim com os atores e produtores de Paraíso. “Quando me aposentar quero morar aqui”; “Vou passar as próximas férias aqui”; “Ah, se minha esposa conhecesse isto”; “Este lugar não existe!” — foram as frases ouvidas durante as gravações.

Quando se planeja uma ação no turismo como, por exemplo, participar de um evento, mensuramos a quantidade de visitantes, mais um percentual, e previmos a margem máxima de divulgação que atingiremos.

No caso de uma novela, que estará todos os dias dentro das casas dos brasileiros, mexendo com o sentimento das pessoas, pela simplicidade da vida do interior, pelos dramas e emoções, pelos temas diversos que discute — como moralismo, religião, trabalho e modernidade —, todos que assistirem se sentirão identificados em algum momento e os nossos cenários farão parte da vida de cada telespectador. Os benefícios neste caso são imensuráveis. Para nós que trabalhamos com turismo, uma “divulgação” como essa simplesmente não tem preço.

Aliás, por falar em preço, assim como no caso da Copa do Mundo de Futebol, o recurso que investimos para apoiar uma produção como esta para nosso estado (apenas logística) é irrisório perante os benefícios que a população como um todo vai usufruir. E administração pública não é nada mais do que isso: multiplicar os recursos disponíveis em benefício da coletividade.

Que Mato Grosso é um paraíso para o turismo todos nós sabemos e em breve todo o Brasil vai saber. Para benefício de toda a economia do turismo e para orgulho de todos nós mato-grossenses.

* VANICE MARQUES é secretária-adjunta de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso. E-mail: vanice@sedtur.mt.gov.br





Fonte: Secretaria de Estado de Turismo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163467/visualizar/