Cemat desativa três usinas térmicas em Mato Grosso
A conclusão de um novo sistema elétrico em alta tensão no norte do Estado permitiu a desativação de três usinas térmicas pela Cemat naquela região. Com o sistema elétrico Alta Floresta - Nova Monte Verde, 11,7 milhões de litros de óleo diesel deixarão de ser queimados por ano. Além do benefício ao meio ambiente, a obra trouxe vantagens para toda a população do norte do Estado. Os municípios de Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde foram incorporados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e terão aumento na disponibilidade de energia, além de mais qualidade e confiabilidade no fornecimento.
O empreendimento foi construído em 12 meses e energizado no fim de fevereiro. "A rapidez na execução dessa obra superou nossas expectativas, considerando a grandeza da obra e as dificuldades de acesso à região", afirma o diretor de Engenharia da Cemat, José Adriano Mendes. A obra incluiu a construção de 276 quilômetros de linhas de transmissão em 138 kV, ligando Alta Floresta a Nova Monte Verde, Apiacás e Nova Bandeirantes, e três novas subestações, uma em cada município.
Usinas térmicas - Atualmente, a Cemat possui apenas seis usinas térmicas movidas a óleo diesel em funcionamento em Mato Grosso. Elas são responsáveis pelo abastecimento de municípios isolados, que não têm outra fonte de energia: Comodoro, Cotriguaçu, Guariba, Juruena, Paranorte e Rondolândia. "Este ano, as usinas de Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde já deixaram de operar e em dezembro temos a previsão de desativar as usinas térmicas de Juruena e Cotriguaçu", afirma José Adriano.
No ano passado, com a conclusão do sistema Avança Araguaia, 16 usinas térmicas foram desativadas, em Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa, Gaúcha do Norte, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Felix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.
Comentários