Falta de infraestrutura contribui para o aumento da dengue em Tangará
Uma parte da rua 13 localizada no Jardim do Lago em Tangará da Serra está tirando o sossego dos moradores. O local que não é pavimentado alaga todas as vezes que chove e fica praticamente intransitável. Sem contar que a água empossada permanece dias no local servindo de criadouro para o mosquito da dengue. E se agrava ainda mais com o mau cheiro e o lodo que se forma. Toda esta situação acaba prejudicando o trabalho dos agentes do setor de Endemias. Há algumas semanas eles realizaram o bloqueio contra o mosquito Aedes aegypti no bairro, onde foi notificado um caso de dengue. Mas pouco tempo depois, com a chuva, os mosquitos, pernilongos e outros insetos voltaram a aparecer, trazendo com eles várias doenças inclusive a dengue.
A preocupação do setor de Endemias é acabar com o criadouro do mosquito transmissor e diminuir o índice da doença no município. Além dos altos números de dengue o que causa alerta ao setor são os quatro casos suspeitos do tipo hemorrágica notificados no município. Diante disto estratégias foram definidas e mutirões que abrangeram vários bairros foram realizados. Contudo se o município através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) não fizer a sua parte e permitir que situações como estas continuem, o combate da dengue se torna ainda mais difícil.
Procuramos a coordenadora do setor de Endemias, Maria do Carmo Lima para falar sobre o assunto, e a mesma nos garantiu que agentes de saúde se deslocarão para ver a atual situação que a rua se encontra e se de fato contribui para criadouro do mosquito da dengue. “Se forem encontrados larvas e mosquitos no local nós iniciaremos então com o tratamento”, acrescenta a coordenadora. Depois disto, Maria do Carmo explica, que um ofício é encaminhado para a Sinfra para que as medidas necessárias como um aterramento por exemplo sejam tomadas. “Nós esperamos que a resposta venha logo. Todas as vezes que um ofício é encaminhado há muita demora”, conclui.
Os moradores reclamam também da situação de outras ruas que se alagam com as chuvas. A rua 13 é uma de muitas no município que passa pelo mesmo problema, que é a falta de infraestrutura.
SINFRA - O secretário municipal de infraestrutura Francisco Clemente afirmou que a falta de galeria na rua 13 contribui para o alagamento. E justamente por este motivo é que o asfalto ainda não feito no local. Conforme Clemente existe uma boca de logo na rua 9, e quando chove como não comporta a quantidade de água acaba transbordando, e alagando também demais ruas como a 11 e 13. Porém de acordo com ele ainda no ano passado houve uma reunião com os moradores onde ficou programada a construção das galerias e na sequência o asfalto ainda para o mesmo ano. Mas segundo ele não foi possível. O secretário acrescentou ainda que as obras estão previstas para este ano, após as chuvas.
Comentários