Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 12 de Março de 2009 às 16:33

    Imprimir


Os dois melhores times do Campeonato Carioca até aqui na opinião da maior parte dos especialistas disputarão o clássico desta quinta-feira, às 19h30 (Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada da Taça Rio. Os fatos comprovam a ascensão dos alvinegros neste início de temporada.

O Cruzmaltino foi o primeiro colocado de seu grupo na Taça Guanabara, primeiro turno, conquistada pelo Botafogo. Porém os vascaínos ficaram fora das semifinais porque foram punidos com perda de pontos pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ).

Os botafoguenses são os donos do ataque mais positivo, 23 gols em dez jogos, média de 2,3 por partida. Já a defesa menos vazada é a do Vasco, com apenas quatro gols sofridos em oito jogos. Na estreia na Taça Rio as duas equipes mostraram que não estavam para brincadeira. O Cruzmaltino fez 3 a 0 sobre o Friburguense, enquanto o Glorioso, mesmo garantido na final, passou por 3 a 2 pelo Tigres do Brasil.

O equilíbrio do confronto pode ser sentido pelo respeito que os dois treinadores reservam ao adversário no clássico. Dorival Júnior, do Vasco, chegou a apontar o Botafogo como favorito.

"O Botafogo pode sim ser apontado como o favorito, pois possui um time mais equilibrado neste momento e vem embalado pela conquista da Taça Guanabara. Vai entrar mais tranquilo por estar garantido na decisão do Estadual. Além disso conta com jogadores de muita qualidade e um treinador muito competente", explicou Dorival.

Mas a gentileza entre eles termina no momento em que Ney Franco discorda da opinião de Dorival, lembrando as qualidades vascaínas para descartar qualquer favoritismo.

"Além da máxima de que clássico não tem favorito, devemos lembrar que o Vasco tem um time certo, bem armado pelo Dorival, que fez uma grande Taça Guanabara e só não foi para as semifinais por causa de fatores extra-campo. Além disso, possui jogadores capazes de desequilibrar, como o Carlos Alberto", disse Ney Franco, se referindo ao apoiador que foi seu jogador no ano passado, no próprio Botafogo.

Entre os jogadores também é quase unanimidade a opinião de que a partida desta quinta-feira tem tudo para ser muito equilibrada. Todos concordam sobre a importância de se conquistar três pontos.

"O Botafogo entrou nesta Taça Rio pensando em conquistar o título e anular qualquer possibilidade de final. Para isso o primeiro passo tem que ser a classificação para as semifinais e para que o objetivo seja alcançado é importante conquistarmos o máximo de pontos nestas primeiras rodadas. Ganhar um clássico é dar um passo significativo rumo à classificação", afirmou o meia Maicosuel.

Pelo lado do Vasco, a vitória no clássico é considerada importante por fatores que vão além da posição na tabela de classificação.

"Sabemos que os últimos meses foram muito complicados no Vasco por causa do rebaixamento, da perda dos pontos na Justiça e por termos ficado de fora das semifinais. Ganhar esse clássico vai representar um alento para os torcedores e a certeza de que estamos no caminho certo, pois o Botafogo conta com um grupo de muita qualidade e com um treinador muito competente, um verdadeiro professor", disse Carlos Alberto.

Em relação aos times que vão a campo, o Botafogo vai repetir a formação que derrotou o Tigres, pois o atacante Reinaldo, com uma lesão no músculo adutor da coxa direita, continua vetado pelo departamento médico.

Já no Vasco, Dorival prepara novidades. O lateral-direito Paulo Sérgio e o volante Nilton, que cumpriram suspensão diante do Friburguense, voltam nas vagas de Fágner e Mateus, respectivamente.

O Vasco não vence o Botafogo desde o dia 12 de outubro de 2007, quando fez 2 a 1 pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. No ano passado, pelo Estadual, os botafoguenses ganharam por 3 a 2, enquanto os dois confrontos do Brasileirão terminaram empatados por 1 a 1.





Fonte: Gazeta Esportiva

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163521/visualizar/