Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 12 de Março de 2009 às 11:34
Por: Juliana Ennes

    Imprimir


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) avaliou que a retração de 1,3% no emprego industrial e a queda de 1,8% no total de horas pagas estão "em linha" com o menor ritmo de atividade observado nos últimos quatro meses.

A produção industrial divulgada pelo IBGE na semana passada mostrava uma alta pontual, de 2,3% em janeiro, ante dezembro, mas apontava para uma tendência de queda, de acordo com o próprio instituto. No indicador de janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi a maior já registrada desde 1990, de 17,2%.

A região de São Paulo, que concentra grande parte das indústrias do país, apresentou queda de 2,1% no emprego, ante alta de 0,5% no último trimestre. O número de horas pagas também foi reduzido em São Paulo, em 3,3%.

As regiões Norte e Centro-Oeste perderam 4,5% das vagas de emprego, mas a queda nas horas pagas foi maior, de 6,3%. O Paraná, que também apresentou queda de 4,5% no nível de emprego, pagou 5,7% a menos de horas trabalhadas. Santa Catarina registrou retração do número de vagas em 3,5%.

Setores

Os principais impactos no nível de emprego, na média do país, foram sentidos pelos setores de Vestuário, com queda de 8,2%, Calçados e Artigos de Couro, com menos 10,3%, e Madeira, com perdas da ordem de 13,3%.

Setores que já apresentavam "clara redução do ritmo de expansão" no final do ano passado, como Meios de transporte, Máquinas e Aparelhos eletrônicos e de comunicação tiveram em janeiro taxas negativas, de 1,9%, 0,3% e de 0,7%, respectivamente.

O setor de Máquinas e equipamentos, que no último trimestre de 2008 havia apresentado alta acumulada de 5,8%, acabou caindo 0,7% em janeiro.

Já no sentido oposto, o setor de Petróleo e produção de álcool, por exemplo, apresentou alta no nível de emprego em janeiro, de 10,5%. O emprego também cresceu no setor de Minerais não-metálicos (3,2%), e de Papel e gráfica (1,9%).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163569/visualizar/